GRAVIDEZ E LACTAÇÃO CISPLATINA

Atualizado em 25/05/2016

Sabe-se que a CISPLATINA produz aberrações cromossômicas em células1 animais, em culturas de tecidos, e que é teratogênico2 e embriotóxico em ratos. A segurança do uso na gravidez3 humana não foi estabelecida. Por esses motivos CISPLATINA BIOSINTÉTICA não deve ser utilizada quando ocorrer suspeita ou quando estiver confirmado um diagnóstico4 de gravidez3.

Na fase de aleitamento do recém-nascido, CISPLATINA deverá ser suspensa devido a possibilidade de ser eliminada através do leite materno.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.

Tem alguma dvida sobre GRAVIDEZ E LACTAÇÃO CISPLATINA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.