TESTES DE SENSIBILIDADE CEFZIL

Atualizado em 25/05/2016

Os métodos quantitativos que necessitam a medida do diâmetro da zona fornecem a estimativa mais precisa da sensibilidade da bactéria1 aos agentes antimicrobianos. A interpretação implica na correlação  do diâmetro obtido no teste de disco com os valores de concentração inibitória mínima (CIM) do cefprozil.O disco clássico para testes de sensibilidade de cefalosporinas (disco de cefalotina) não é apropriado devido as diferenças de espectro em relação ao cefprozil. Deve ser usado um disco de cefprozil de 30mcg em todos os testes in vitro de isolados.
Os relatórios dos resultados laboratoriais do teste de sensibilidade em disco único padrão com disco de cefprozil de 30mcg devem ser interpretados de acordo com o seguinte critério:


  Diâmetro da zona (mm)    Interpretação    CIM correlacionado
>  18    (S) sensível    <  8 mcg/ml
15  -   17    (MS)moderadamente sensível    16 mcg/ml

<  14    (R) resistente    > 32 mcg/ml
         
           
         
Um relato de ''sensível'' indica que o patógeno provavelmente será inibido pelas concentrações sanguíneas geralmente atingíveis. Um relato de '' moderadamente sensível'' indica que o organismo seria sensível caso fosse usada alta dosagem ou caso a infecção2 esteja restrita a tecidos e líquidos (por exemplo: urina3) nos quais são atingidos altos níveis de antibióticos. Um relato de ''resistente'' indica que a concentração de antibiótico atingível provavelmente não  é inibitória.
Procedimentos padronizados necessitam o uso de organismos de  controle laboratorial.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.