
TESTES DE SENSIBILIDADE CEFZIL
Os métodos quantitativos que necessitam a medida do diâmetro da zona fornecem a estimativa mais precisa da sensibilidade da bactéria1 aos agentes antimicrobianos. A interpretação implica na correlação do diâmetro obtido no teste de disco com os valores de concentração inibitória mínima (CIM) do cefprozil.O disco clássico para testes de sensibilidade de cefalosporinas (disco de cefalotina) não é apropriado devido as diferenças de espectro em relação ao cefprozil. Deve ser usado um disco de cefprozil de 30mcg em todos os testes in vitro de isolados.
Os relatórios dos resultados laboratoriais do teste de sensibilidade em disco único padrão com disco de cefprozil de 30mcg devem ser interpretados de acordo com o seguinte critério:
Diâmetro da zona (mm) Interpretação CIM correlacionado
> 18 (S) sensível < 8 mcg/ml
15 - 17 (MS)moderadamente sensível 16 mcg/ml
< 14 (R) resistente > 32 mcg/ml
Um relato de ''sensível'' indica que o patógeno provavelmente será inibido pelas concentrações sanguíneas geralmente atingíveis. Um relato de '' moderadamente sensível'' indica que o organismo seria sensível caso fosse usada alta dosagem ou caso a infecção2 esteja restrita a tecidos e líquidos (por exemplo: urina3) nos quais são atingidos altos níveis de antibióticos. Um relato de ''resistente'' indica que a concentração de antibiótico atingível provavelmente não é inibitória.
Procedimentos padronizados necessitam o uso de organismos de controle laboratorial.