PRECAUÇÕES CEFZIL

Atualizado em 25/05/2016

Gerais

A DOSE TOTAL DIÁRIA DE CEFZIL DEVE SER REDUZIDA NOS PACIENTES COM DISFUNÇÃO RENAL1 SEVERA (''CLEARANCE DE CREATININA2 < 30ml/min) DEVIDO A OCORRÊNCIA DE CONCENTRAÇÕES SÉRICAS ALTAS E/OU PROLONGADAS EM TAIS INDIVÍDUOS COM DOSES USUAIS.
AS CEFALOSPORINAS, INCLUSIVE CEFZIL, DEVEM SER ADMINISTRADAS COM CAUTELA EM PACIENTES RECEBENDO TRATAMENTO CONCOMITANTE COM DIURÉTICOS3 POTENTES, UMA VEZ QUE SUSPEITA-SE QUE ESTES AGENTES AFETEM ADVERSAMENTE A FUNÇÃO RENAL1.
O USO PROLONGADO DE CEFZIL PODE RESULTAR NO SUPER-CRESCIMENTO DE MICROORGANISMOS NÃO SENSÍVEIS. NA OCORRÊNCIA DE SUPERINFECÇÃO4 DURANTE A TERAPIA TOMAR MEDIDAS ADEQUADAS.
REAÇÕES DE COOMBS FALSO POSITIVA TÊM SIDO RELATADAS DURANTE O TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICOS CEFALOSPORÍNICOS.

Fenilcetonúricos5

CEFZIL PÓ PARA SUSPENSÃO ORAL CONTÉM 28mg DE FENILALANINA6 (DO ASPARTAME7) POR 5ml (1 COLHER DE CHÁ) DE SUSPENSÃO RECONSTITUÍDA PARA AS FORMULAÇÕES DE 125 MG/5ML E 250 MG/5ML.

Interações medicamentosas

FOI RELATADA NEFROTOXICIDADE8 APÓS ADMINISTRAÇÃO CONCOMITANTE DE ANTIBIÓTICOS AMINOGLICOSÍDEOS E CEFALOSPORINAS. A ADMINISTRAÇÃO CONCOMITANTE DE PROBENECIDA DOBROU A ÁREA SOB A CURVA (AUC) PARA O CEFPROZIL.

Interações com testes laboratoriais

OS ANTIBIÓTICOS CEFALOSPORÍNICOS PODEM PRODUZIR UMA REAÇÃO FALSO POSITIVA PARA GLICOSE9 NA URINA10, NOS TESTES COM REDUÇÃO DE COBRE (SOLUÇÕES DE FEHLING OU DE BENEDICT OU CLINITEST), MAS NÃO COM OS TESTES BASEADOS EM ENZIMAS (GLICOSE9 OXIDASE) PARA GLICOSÚRIA11. UMA REAÇÃO FALSO NEGATIVA PODE OCORRER NOS TESTES COM FERRICIANETO PARA GLICOSE SANGUÍNEA12. A PRESENÇA DE CEFPROZIL NO SANGUE13 NÃO INTERFERE COM O TESTE DE CREATININA2 NO PLASMA14 OU NA URINA10 PELO MÉTODO DO PICRATO ALCALINO.

Carcinogênese, Mutagênese e Prejuízo da Fertilidade

NÃO FOI ENCONTRADO NENHUM POTENCIAL MUTAGÊNICO DO CEFPROZIL EM CÉLULAS PROCARIÓTICAS15 OU EUCARIÓTICAS IN VITRO OU IN VIVO. NÃO FOI REALIZADO NENHUM ESTUDO IN VIVO DE LONGO PRAZO PARA AVALIAR O POTENCIAL CARCINOGÊNICO.
ESTUDOS DE REPRODUÇÃO16 NÃO REVELARAM PREJUÍZO DA FERTILIDADE EM ANIMAIS.

Gestação

ESTUDOS DE REPRODUÇÃO16 FORAM REALIZADOS EM COELHOS, CAMUNDONGOS E RATOS COM DOSES DE, RESPECTIVAMENTE, 0,8, 8,5 E 18,5 VEZES A DOSE HUMANA MÁXIMA DIÁRIA (1OOOmg) BASEADO EM mg/m2 DE ÁREA DE SUPERFÍCIE CORPORAL E NÃO FOI OBSERVADA EVIDÊNCIA DE DANO AO FETO17 DEVIDO AO CEFPROZIL MONOIDRATADO. NÃO HÁ ENTRETANTO, ESTUDOS ADEQUADOS E BEM CONTROLADOS EM MULHERES GRÁVIDAS. DEVIDO AOS ESTUDOS DE REPRODUÇÃO16 ANIMAL NÃO SEREM SEMPRE PREDIZENTES DA RESPOSTA HUMANA, ESTA DROGA DEVERÁ SER UTILIZADA DURANTE A GRAVIDEZ18 APENAS SE CLARAMENTE NECESSÁRIO.

Uso na Lactação19

MENOS DE 0,3% DE UMA DOSE É EXCRETADA NO LEITE HUMANO. DEVE SER USADO DE CAUTELA QUANDO DA ADMINISTRAÇÃO DE CEFZIL A UMA LACTANTE20.

Uso Pediátrico

A SEGURANÇA E EFICÁCIA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM IDADE INFERIOR A 6 MESES NÃO FORAM ESTABELECIDAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
3 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
4 Superinfecção: Geralmente ocorre quando os antibióticos alteram o equilíbrio do organismo, permitindo o crescimento de agentes oportunistas, como os enterococos. A superinfecção pode ser muito difícil de tratar, porque é necessário optar por antibióticos eficazes contra todos os agentes que podem causá-la.
5 Fenilcetonúricos: Portadores da doença fenilcetonúria.
6 Fenilalanina: É um aminoácido natural, encontrado nas proteínas vegetais e animais, essencial para a vida humana.
7 Aspartame: Adoçante com quase nenhuma caloria e sem valor nutricional.
8 Nefrotoxicidade: É um dano nos rins causado por substâncias químicas chamadas nefrotoxinas.
9 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
10 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
11 Glicosúria: Presença de glicose na urina.
12 Glicose sanguínea: Também chamada de açúcar no sangue, é o principal açúcar encontrado no sangue e a principal fonte de energia para o organismo.
13 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
14 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
15 Células Procarióticas: Células sem a membrana nuclear, portanto o material nuclear está espalhado no citoplasma ou reunido em uma região nucleóide.
16 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
17 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
18 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
19 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
20 Lactante: Que produz leite; que aleita.

Tem alguma dvida sobre PRECAUÇÕES CEFZIL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.