CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E FARMACOLÓGICAS XELODA

Atualizado em 28/05/2016

A capecitabina é um carbamato de fluoropirimidina projetado como agente citotóxico1 para administração oral, ativação dentro do tumor2 e seletividade tumoral. A capecitabina não é citotóxica, porém, é seqüencialmente convertida para a fração citotóxica fluoro-uracil (5-FU). A formação de 5-FU ocorre no tumor2 pelo fator angiogênico associado ao tumor2, timidina fosforilase (ThyPase), minimizando assim a exposição dos tecidos sadios do organismo ao 5-FU sistêmico3.A biotransformação enzimática seqüencial da capecitabina causa maiores concentrações de 5-FU nas células4 tumorais. Essa ativação seletiva nos tumores resulta em níveis intratumorais de 5-FU significativamente maiores do que os níveis dos tecidos normais.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Citotóxico: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
2 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
3 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.

Tem alguma dúvida sobre CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E FARMACOLÓGICAS XELODA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.