AJUSTES DA DOSAGEM DURANTE O TRATAMENTO XELODA

Atualizado em 28/05/2016

A toxicidade1 causada pela administração de XELODA pode ser controlada por tratamento sintomático2 e/ou modificação da dose de XELODA (interrupção do tratamento ou redução da dose). Uma vez diminuída a dose, a mesma não deverá ser aumentada posteriormente. A seguir, encontram-se as modificações na dose, recomendadas por toxicidade1 (de acordo com o Critério Comum de Toxicidade1 do Instituto Nacional do Câncer3 do Canadá):

Grau 1:
Manter o nível de dosagem

Grau 2:
. 1a Ocorrência: Interromper o tratamento até ser atingido o grau 0-1; reiniciar o próximo  ciclo da terapia com 100% da dose recomendada.
. 2a Ocorrência: Interromper o tratamento até ser atingido o grau 0-1; reiniciar o próximo ciclo da terapia com 75% da dose recomendada.
. 3a Ocorrência: Interromper o tratamento até ser atingido o grau 0-1; reiniciar o próximo ciclo da terapia com 50% da dose recomendada.
. 4a Ocorrência: Descontinuar o tratamento em caráter permanente.

Grau 3:
. 1a Ocorrência: Interromper o tratamento até ser atingido o grau 0-1; reiniciar o próximo ciclo da terapia com 75% da dose recomendada.
. 2a Ocorrência: Interromper o tratamento até ser atingido o grau 0-1; reiniciar o próximo ciclo da terapia com 50% da dose recomendada.
. 3a Ocorrência: Descontinuar o tratamento em caráter permanente.

Grau 4:

Descontinuar o tratamento em caráter permanente. Caso a continuação do tratamento atenda aos melhores interesses da paciente, interromper o tratamento até que a toxicidade1 tenha atingido o grau 0-1 e reiniciar o próximo ciclo da terapia com 50% da dose recomendada.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
2 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).

Tem alguma dúvida sobre AJUSTES DA DOSAGEM DURANTE O TRATAMENTO XELODA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.