CONTRA-INDICAÇÕES VINRACINE

Atualizado em 28/05/2016

Vinracine é contra-indicado a pacientes portadores da forma desmielinizante1 da Síndrome2 de Charcot-Marie-Tooth, a pacientes com hipersensibilidade moderada à droga ou a qualquer outro componente da fórmula.Vinracine deve ser administrado com cautela nos seguintes casos:
* Pacientes com deficiência hepática3;
* Pacientes com disfunção renal4;
* Pacientes com supressão da medula óssea5;
* Pacientes com infecção6 secundária;
* Pacientes com histórico de doença neuromuscular;
* Pacientes com varicela7 (ocorrência de problema sistêmico8 fatal).
Vinracine não deve ser administrado por via intratecal, o que poderia ocasionar a morte do paciente.

Tratamento após a administração intratecal de Vinracine: O tratamento inclui a remoção imediata do líquido espinal e lavagem com solução Ringer Lactato9, na tentativa de evitar a paralisia10 ascendente e morte, em quase todos os casos. Em um caso particular relatado, a paralisia10 progressiva, em um adulto, foi detida pelo seguinte tratamento, iniciado imediatamente após a injeção11 intratecal:
Remoção, por punção lombar da maior quantidade de líquido espinal possível, dentro dos limites de segurança.
O espaço subaracnóideo foi lavado com solução Ringer Lactato9, infundida continuamente, através de um cateter em um ventrículo cerebral lateral, na taxa de 150mL/h. O líquido foi removido através de punção lombar.
Assim que houve disponibilidade de plasma fresco congelado12, 25mL deste plasma13, diluídos em 1 litro de solução de Ringer Lactato9, foram infundidos, através do cateter ventricular cerebral, na proporção de 75mL/h, com remoção através de punção lombar. A taxa de infusão foi ajustada para manter um nível de proteína de 150mg/dL, no líquido espinal.
Administração intravenosa de 10g de ácido glutâmico, durante 24 horas, seguida por 500mg, 3 vezes ao dia, por via oral, durante um mês ou até que a disfunção neurológica ter sido estabilizada. (O papel do ácido glutâmico neste tratamento não foi determinado e pode não ser essencial).
Não é aconselhável a administração de Vinracine por via subcutânea14 e via intramuscular.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Desmielinizante: Que remove ou destrói a bainha de mielina de nervo ou trato nervoso.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
8 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
9 Lactato: Sal ou éster do ácido láctico ou ânion dele derivado.
10 Paralisia: Perda total da força muscular que produz incapacidade para realizar movimentos nos setores afetados. Pode ser produzida por doença neurológica, muscular, tóxica, metabólica ou ser uma combinação das mesmas.
11 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
12 Plasma Fresco Congelado: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
13 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
14 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.