SUPERDOSAGEM VINRACINE

Atualizado em 28/05/2016

Os efeitos colaterais1, subseqüentes ao uso de Vinracine, estão relacionados à dose. Deve-se tomar extremo cuidado ao calcular e administrar a dose de Vinracine, pois a superdosagem pode ter um resultado muito sério ou fatal.
Não exceder 2mg do total da dose única.
Em crianças, com menos de 13 anos de idade, ocorreu morte, após a administração de doses de Vinracine 10 vezes maiores do que àquelas recomendadas para a terapia. Sintomas2 graves podem ocorrer, neste grupo de pacientes, após dosagens de 3 ou 4mg/m2.
Pode-se esperar também que adultos experimentem sintomas2 graves, após doses únicas de 3mg/m2 ou mais. Concluiu-se portanto que, após administração de doses mais elevadas do que àquelas recomendadas, pode-se esperar que os pacientes experimentem, com certeza, efeitos colaterais1 exagerados.
O cuidado de apoio deve incluir:
*Prevenção de efeitos colaterais1, resultantes da síndrome3 de secreção inapropriada de hormônio4 antidiurético. O tratamento preventivo5 inclui restrição da ingestão de líquidos e a administração de um diurético6, que afete a função da alça de Henle7 e do túbulo distal8. O aumento da excreção fecal de Vinracine, administrado por via parenteral, foi demonstrado em cães, previamente tratados com colestiramina;
*Administração de anticonvulsivos;
*Uso de enemas9 ou purgativos10, para evitar o íleo paralítico11 (em alguns casos, pode ser necessária a descompressão12 do trato gastrintestinal);
*Monitoração do sistema cardiovascular13;
*Determinação de contagens sangüíneas diárias, para orientação nas exigências de transfusão14.
Relatos de casos isolados sugerem que o ácido fólico, por possuir efeito protetor, pode ser útil no tratamento de seres humanos que receberam uma superdosagem de Vinracine.
Sugere-se que 15mg de ácido fólico sejam administrados intravenosamente, a cada 3 horas, durante 24 horas, e depois, a cada 6 horas, pelo menos durante 48 horas. Teoricamente, tendo como base dados farmacocinéticos, pode-se esperar que os níveis teciduais de Vinracine permaneçam significativamente elevados, durante pelo menos 72 horas. O tratamento com ácido fólico não elimina a necessidade das medidas de apoio acima mencionadas.
Como apenas quantidades muito pequenas da droga aparecem no plasma15, não é provável que a hemodiálise16 possa ajudar em casos de superdosagem. Um aumento da gravidade dos efeitos colaterais1 pode ser experimentado por pacientes com doença hepática17 grave o suficiente para reduzir a excreção biliar.
Não há dados clínicos publicados sobre as conseqüências da ingestão oral de Vinracine. Se a ingestão oral ocorrer, o estômago18 deverá ser esvaziado. O esvaziamento deve ser seguido pela administração oral de carvão ativado e de um purgativo19.


USO RESTRITO A HOSPITAIS


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
5 Preventivo: 1. Aquilo que previne ou que é executado por medida de segurança; profilático. 2. Na medicina, é qualquer exame ou grupo de exames que têm por objetivo descobrir precocemente lesão suscetível de evolução ameaçadora da vida, como as lesões malignas. 3. Em ginecologia, é o exame ou conjunto de exames que visa surpreender a presença de lesão potencialmente maligna, ou maligna em estágio inicial, especialmente do colo do útero.
6 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
7 Alça de Henle: Porção do tubo renal (em forma de U), na MEDULA RENAL, constituída por uma alça descendente e uma ascendente. Situada entre o TÚBULO RENAL PROXIMAL e o TÚBULOS RENAL DISTAL.
8 Distal: 1. Que se localiza longe do centro, do ponto de origem ou do ponto de união. 2. Espacialmente distante; remoto. 3. Em anatomia geral, é o mais afastado do tronco (diz-se de membro) ou do ponto de origem (diz-se de vasos ou nervos). Ou também o que é voltado para a direção oposta à cabeça. 4. Em odontologia, é o mais distante do ponto médio do arco dental.
9 Enemas: Introdução de substâncias líquidas ou semilíquidas através do esfíncter anal, com o objetivo de induzir a defecação ou administrar medicamentos.
10 Purgativos: Laxantes, medicamentos que apressam o esvaziamento do intestino.
11 Íleo paralítico: O íleo adinâmico, também denominado íleo paralítico, reflexo, por inibição ou pós-operatório, é definido como uma atonia reflexa gastrintestinal, onde o conteúdo não é propelido através do lúmen, devido à parada da atividade peristáltica, sem uma causa mecânica. É distúrbio comum do pós-operatório podendo-se afirmar que ocorre após toda cirurgia abdominal, como resposta “fisiológica“ à intervenção, variando somente sua intensidade, afetando todo o aparelho digestivo ou parte dele.
12 Descompressão: Ato ou efeito de descomprimir, de aliviar o que está sob efeito de pressão ou de compressão.
13 Sistema cardiovascular: O sistema cardiovascular ou sistema circulatório sanguíneo é formado por um circuito fechado de tubos (artérias, veias e capilares) dentro dos quais circula o sangue e por um órgão central, o coração, que atua como bomba. Ele move o sangue através dos vasos sanguíneos e distribui substâncias por todo o organismo.
14 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
15 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
16 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
17 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
18 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
19 Purgativo: Laxante, medicamento que apressa o esvaziamento do intestino.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.