POSOLOGIA VINRACINE

Atualizado em 28/05/2016

Deve-se tomar extremo cuidado ao se calcular e administrar a dose de Vinracine, pois a superdosagem pode ter conseqüências muito sérias ou fatais. A neurotoxicidade pode estar relacionada à dose.

Adultos:A dose usual recomendada para adultos é de 1,4mg/m2.
Alguns médicos recomendam que a dose não exceda 2mg.

Crianças:
A dose pediátrica usual recomendada é de 2mg/m2.
Para crianças pesando 10Kg ou menos, possuindo área de superfície corpórea menor do que 1m2, recomenda-se que a terapia seja iniciada com dose de 0,05mg/Kg, uma vez por semana.
Uma redução de 50‰ (ex.: 0,5 a 1mg/m2) na dose de Vinracine é recomendada para pacientes1 com uma concentração sorológica de bilirrubina2 direta, excedendo 3mg/dL, ou outra evidência importante de insuficiência hepática3.
Subseqüentes doses podem ser determinadas pelas respostas clínica, hematológica e tolerância do paciente na obtenção de resultados terapêuticos ótimos, com o mínimo de reações adversas.
Vinracine é, geralmente, administrado em intervalos semanais.
Pequenas doses diárias não são recomendadas, por produzirem toxicidade4 grave com nenhum benefício terapêutico adicional.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
3 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
4 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.