COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO LUMIGAN

Atualizado em 28/05/2016

ASPECTO FÍSICO
LUMIGAN® é uma solução límpida e incolor.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
LUMIGAN® é uma solução límpida e incolor.

DOSAGEM
Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos1. A dose usual é de 1 gota2 aplicada no(s) olho3(s) afetado(s), uma vez ao dia, (de preferência à noite), com intervalo de aproximadamente 24 horas entre as doses. A dose não deve exceder a uma dose única diária, pois foi demonstrado que administração mais freqüente pode diminuir o efeito do medicamento sobre a pressão ocular elevada.

COMO USAR
Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos1.

O prazo de validade é de 24 meses e encontra-se impresso na embalagem do produto. Verifique sempre o prazo de validade antes de usá-lo. Nunca use medicamentos com o prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde4.

Antes de utilizar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize LUMIGAN® caso haja sinais5 de violação e/ou danificações no lacre do frasco.

A solução já vem pronta para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos1, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio6.

Se você se esquecer de aplicar o medicamento, aplique na manhã seguinte logo cedo e depois aplique a próxima dose no horário habitual, à noite.

Se você usa lentes de contato gelatinosas ou hidrofílicas, tire as lentes antes de aplicar o LUMIGAN® Aguarde pelo menos 15 minutos para recolocar as lentes após a aplicação do colírio6.

Se o seu médico receitou mais de um colírio6, lembre-se de aplicar os medicamentos separadamente, com intervalo de pelo menos 5 minutos entre cada aplicação.

Feche bem o frasco depois de usar.


Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Olhos:
2 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
3 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Colírio: Preparação farmacológica líquida na qual se encontram dissolvidas diferentes drogas que atuam na conjuntiva ocular.

Tem alguma dúvida sobre COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO LUMIGAN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.