
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS PREDNISOLON
Propriedades farmacodinâmicas
A prednisolona é um glicocorticóide sintético com as propriedades gerais dos corticosteróides. Comparado à hidrocortisona, a prednisolona possui uma atividade glicocorticóide e antiinflamatória três vezes mais potente, porém é consideravelmente menos ativa no que diz respeito à sua atividade mineralocorticóide.
A prednisolona, assim como a hidrocortisona, é um potente agente terapêutico que influencia a atividade bioquímica da maioria dos tecidos corpóreos.
O mecanismo de ação dos corticosteróides parece ser por controle da síntese das proteínas1. Os corticosteróides reagem com os receptores de proteínas1 no citoplasma2 das células3 sensíveis na maioria dos tecidos para formar um complexo receptor-esteróide.
Propriedades farmacocinéticas
O fosfato sódico de prednisolona é um pró-fármaco4, hidrolisado in vivo para prednisolona, pela fosfatase alcalina5 em toda parede intestinal antes da absorção.
A prednisolona é rapidamente e bem absorvida (tmáx = 1-2 horas) pelo trato gastrintestinal após sua administração oral; 90-95% da prednisolona liga-se às proteínas1 plasmáticas, tanto menos em doses maiores. O volume aparente de distribuição para a prednisolona livre é 1,5 ± 0,2 L/kg.
A prednisolona é eliminada do plasma6 com meia-vida de 2 a 4 horas. A prednisolona é metabolizada principalmente no fígado7. Aproximadamente 7-15% de uma dose oral de prednisolona é excretada na urina8 como prednisolona inalterada, sendo o restante recuperado como metabólitos9, incluindo sulfatos e conjugados glicuronídeos.
Carcinogenicidade/Mutagenicidade
Em ratos machos, a administração de prednisolona com água em nível de dose diário de 0,4mg/kg durante 2 anos causou um aumento na incidência10 de tumores hepatocelulares. Resultados similares foram obtidos com a acetonida de triancinolona e budesonida, indicando um efeito da classe dos glicocorticóides. A resposta hepatocarcinogênica a estes fármacos não parece ser relacionada à atividade genotóxica.