
USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO PREDNISOLON
Idosos
É recomendada cautela em pacientes idosos, pois eles são mais suscetíveis às reações adversas.
Crianças
As crianças que utilizam esteróides em longo prazo devem ser cuidadosamente observadas em relação ao aparecimento de reações adversas graves potenciais, como: obesidade1, retardo no crescimento, osteoporose2 e supressão adrenal.
As crianças tratadas com medicamentos imunossupressores são mais suscetíveis a infecções3 do que as crianças saudáveis. Varicela4 e sarampo5, por exemplo, podem apresentar conseqüências mais graves ou até mesmo fatais em crianças recebendo tratamento com corticosteróides imunossupressores. Nestas crianças, ou em adultos que não tenham contraído estas doenças, deve-se ter cautela especial para evitar tal exposição. Se ocorrer exposição, pode-se usar terapia com imunoglobulina6 anti-varicela4-zoster7 (VZIG) ou "pool" de imunoglobulina6 intravenosa (IVIG), quando apropriado. Em caso de desenvolvimento de varicela4, pode ser considerado o tratamento com agentes antivirais.
Grupos de risco
Nos pacientes com insuficiência hepática8, pode ser necessária uma redução da dose. No tratamento de doenças hepáticas9 crônicas ativas com PREDNISOLON (fosfato sódico de prednisolona), as principais reações adversas, como fratura10 vertebral, diabete, hipertensão11, catarata12 e síndrome de Cushing13, ocorreram em cerca de 30% dos pacientes.
Nos pacientes com hipotireoidismo14 e naqueles com cirrose15 existe efeito acentuado dos corticosteróides
Pacientes com tuberculose16 ativa ou quiescente17 duvidosa, não devem utilizar PREDNISOLON (fosfato sódico de prednisolona), exceto como adjuvante ao tratamento com fármacos tuberculostáticos, pois pode ocorrer recidiva18 da doença. A quimioprofilaxia é indicada durante o tratamento prolongado com corticosteróide.
Medicamentos imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose16. Os médicos que acompanham pacientes sob imunossupressão19 devem estar alertas quanto à possibilidade de surgimento de doença ativa, tomando, assim, todos os cuidados para o diagnóstico20 precoce e tratamento.
Atenção diabéticos: contém solução de sorbitol21 70% (567,12 mg/mL).