INFORMAÇÕES AO PACIENTE ZITROMAX IV

Atualizado em 28/05/2016

Zitromax® IV (azitromicina diidratada), pó para solução para infusão, é indicado notratamento de pneumonia1 causada por organismos sensíveis, incluindo infecções2
causadas pela Legionella pneumophila, e infecções2 pélvicas3.
Zitromax
® IV deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30oC),
protegido da luz e umidade. Mantenha os frascos-ampola em sua embalagem original
até a utilização.
ZITROMAX
® IV, PÓ PARA SOLUÇÃO PARA INFUSÃO, DEVE SER RECONSTITUÍDO E
POSTERIORMENTE DILUÍDO ANTES DA ADMINISTRAÇÃO. A SOLUÇÃO DILUÍDA DEVE SER
ADMINISTRADA POR INFUSÃO INTRAVENOSA DURANTE UM PERÍODO NÃO INFERIOR A 1 HORA. ESSA
SOLUÇÃO NÃO DEVE SER ADMINISTRADA EM "BOLUS4" OU INJEÇÃO INTRAMUSCULAR5. A SOLUÇÃO
RECONSTITUÍDA NÃO UTILIZADA DEVE SER DESCARTADA. SIGA CORRETAMENTE O ITEM
"INSTRUÇÕES PARA ADMINISTRAÇÃO" CONTIDO NA BULA, ANTES DA ADMINISTRAÇÃO.
O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use
medicamento com prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde6.
Zitromax
® IV deverá ser utilizado na gravidez7 e lactação8 sob estreita supervisão
médica, somente quando alternativas adequadas não estiverem disponíveis. Informe
ao seu médico a ocorrência de gravidez7 na vigência do tratamento ou após o seu
término. Informe ao seu médico se está amamentando.
Zitromax
® IV deve ser administrado seguindo a orientação do seu médico,
respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa
o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
As reações adversas mais freqüentemente observadas foram: náusea9, diarréia10/fezes
amolecidas, dor abdominal, vômito11, vaginite12, anorexia13, erupção14 cutânea15 e prurido16.
Inflamação17/dor no local da infusão também foi observado (vide "Reações Adversas").
Informe ao seu médico sobre qualquer evento indesejável, incluindo reação alérgica18,
que ocorra durante o uso do medicamento.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do
início, ou durante o tratamento (vide "Interações Medicamentosas").
Zitromax
® IV é contra-indicado a indivíduos com história de reações alérgicas ou
hipersensibilidade à azitromicina, eritromicina ou a qualquer antibiótico macrolídeo,
ou ainda a qualquer componente da fórmula.
A posologia de Zitromax
® IV deverá ser totalmente orientada pelo seu médico.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER
PERIGOSO PARA SUA SAÚDE6.

PARTE III

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pneumonia: Inflamação do parênquima pulmonar. Sua causa mais freqüente é a infecção bacteriana, apesar de que pode ser produzida por outros microorganismos. Manifesta-se por febre, tosse, expectoração e dor torácica. Em pacientes idosos ou imunodeprimidos pode ser uma doença fatal.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Pélvicas: Relativo a ou próprio de pelve. A pelve é a cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), sacro e cóccix; bacia. Ou também é qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
4 Bolus: Uma quantidade extra de insulina usada para reduzir um aumento inesperado da glicemia, freqüentemente relacionada a uma refeição rápida.
5 Injeção intramuscular: Injetar medicamento em forma líquida no músculo através do uso de uma agulha e seringa.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
9 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
10 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
11 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
12 Vaginite: Inflamação da mucosa que recobre a vagina. Em geral é devido a uma infecção bacteriana ou micótica. Manifesta-se por ardor, dor espontânea ou durante o coito (dispareunia) e secreção mucosa ou purulenta pela mesma.
13 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
14 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
15 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
16 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
17 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
18 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.