INDICAÇÕES CLARITROMICINA

Atualizado em 28/05/2016

A Claritromicina está indicada para o tratamento de infecções1 das vias aéreas superiores e inferiores, e de infecções1 de pele2 e tecidos moles, por microorganismos sensíveis à Claritromicina. Também está indicada para infecções1 disseminadas ou localizadas, produzidas por micobactérias e para prevenção de infecção3 por MAC (Mycobacterium avium complex) em pacientes infectados pelo HIV4, com contagem de linfócitos CD4 menor ou igual a 100/mm 3. A Claritromicina é indicada, em associação com lansoprazol e amoxicilina, para a erradicação do Helicobacter pylori, resultando em diminuição da recidiva5 de úlceras6 duodenais (ver Posologia e Modo de Usar). Está demonstrado que 90 a 100% dos pacientes com úlcera duodenal7 estão infectados por esse patógeno e que sua erradicação reduz o índice de recorrência8 de úlceras6
Bula QNF - arquivo BulaClaritromicinaQNF22out01 5duodenais, reduzindo assim a necessidade de terapêutica9 anti-secretora de manutenção.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
5 Recidiva: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
6 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
7 Úlcera duodenal: Lesão na mucosa do duodeno parte inicial do intestino delgado.
8 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
9 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Tem alguma dvida sobre INDICAÇÕES CLARITROMICINA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.