INDICAÇÕES SANDOSTATIN LAR

Atualizado em 28/05/2016

Tratamento de pacientes com acromegalia1:
•    que são adequadamente controlados através do tratamento com SANDOSTATIN por via subcutânea2;
•    submetidos a cirurgia, radioterapia3 ou tratamento com agonistas dopaminérgicos, quando os mesmos forem inapropriados ou ineficazes ou durante o intervalo de tempo até a radioterapia3 tornar-se completamente efetiva (veja "Posologia").

Tratamento de pacientes com sintomas4 associados a tumores endócrinos gastroenteropancreáticos, cujos sintomas4 são controlados adequadamente através do tratamento com SANDOSTATIN por via subcutânea2:
•    tumores carcinóides com características da síndrome5 carcinóide.
•    VIPomas.
•    Glucagonomas.
•    Gastrinomas/síndrome de Zollinger-Ellison6
•    Insulinomas, para controle pré-operatório de hipoglicemia7 e para terapia de manutenção.
•    GRFomas.

SANDOSTATIN LAR não constitui terapia antitumoral e não é curativa em tais pacientes.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Acromegalia: Síndrome causada pelo aumento da secreção do hormônio de crescimento (GH e IGF-I) ,quando este aumento ocorre em idade adulta. Quando ocorre na adolescência chama-se gigantismo.
2 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
3 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
6 Síndrome de Zollinger-Ellison: Doença caracterizada pelo aumento de produção de gastrina devido à presença de gastrinoma. O gastrinoma (tumor produtor de gastrina) está localizado na maioria das vezes no pâncreas. A hipersecreção de gastrina produz úlceras pépticas, má digestão, esofagite, duodenojejunite e/ou diarréia. Em 20% dos casos está relacionada com neoplasia endócrina múltipla tipo I (NEM I), que acompanha-se na maioria das vezes de hiperparatireiodismo (80%) e em alguns raros casos de insulinomas, glucagomas, VIPomas ou outros tumores.
7 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.