INSTRUÇÕES DE USO SANDOSTATIN LAR

Atualizado em 28/05/2016

Instruções para injeção intramuscular1 de SANDOSTATIN LAR

1)    Remova a tampa do frasco-ampola que contém SANDOSTATIN LAR. Certifique-se que todo o pó esteja no fundo do frasco. Para isso, deve-se realizar pequenas batidas no frasco. Abra a ampola que contém o veículo. Se a ampola quebrar-se na hora da abertura, não a utilize e use a ampola-reserva.

2)    Para todas as doses de SANDOSTATIN LAR, prenda uma das agulhas à seringa2 de      5 ml.

3)    Retire o conteúdo inteiro de uma ampola através da seringa2 e ajuste para uma dose de 2 ml.Coloque a agulha no centro da tampa de borracha do frasco.

4)    Injete delicadamente o veículo no frasco, fazendo-o escorrer pela parede do frasco, sem agitar o pó de SANDOSTATIN LAR. Elimine qualquer excesso de ar presente no frasco.

5)    Não agite o frasco até que o veículo umedeça o pó de SANDOSTATIN LAR para suspensão. Quando se completar o umedecimento (aproximadamente 2-5 minutos), o frasco deve ser moderadamente agitado até que haja formação de uma suspensão uniforme. Não agite vigorosamente o frasco.
6)    Imediatamente, coloque 2 ml de ar na seringa2 e coloque a agulha na tampa de borracha. Injete os 2 ml de ar para dentro do frasco e depois, com o bisel para baixo e com o frasco inclinado a aproximadamente 45º, retire lentamente o conteúdo total do frasco que contém a suspensão através da seringa2. Imediatamente troque a agulha (reserva).

7)    Cuidadosamente, inverta a seringa2 para manter uma suspensão uniforme. Elimine o ar da seringa2, faça a desinfecção3 do local da injeção4 com os cotonetes com álcool fornecidos. Coloque a agulha no lado esquerdo ou direito do glúteo e aspire para verificar se algum vaso sangüíneo foi atingido. Imediatamente, aplique a injeção intramuscular1 na região glútea5.


SANDOSTATIN LAR deve ser administrado somente por injeção intramuscular1 na região glútea5. Nunca administre a droga por via intravenosa. Se um vaso sangüíneo for atingido, selecione um outro local de injeção4.  

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Reg. MS 1.0068.0009

Farm. Resp. Marco A. J. Siqueira - CRF-SP n° 23.873

Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho

Fabricado e embalado por Novartis Pharma AG, Suíça
Distribuído por Novartis Biociências S.A.
Av. Ibirama, 518 - Complexos 441/3 - Taboão da Serra - SP
CGC n° 56.994.502/0098-62
Indústria Brasileira

â = Marca registrada de Novartis AG, Basiléia, Suíça

Única concessionária no Brasil de Novartis AG, Suíça; resultante da fusão de Ciba-Geigy e Sandoz

BDI16/10/97

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção intramuscular: Injetar medicamento em forma líquida no músculo através do uso de uma agulha e seringa.
2 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
3 Desinfecção: Eliminação de microorganismos de uma superfície contaminada. Em geral utilizam-se diferentes compostos químicos (álcool, clorexidina), ou lavagem com escovas especiais.
4 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
5 Região Glútea:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.