SUPERDOSAGEM HIGROTON RESERPINA

Atualizado em 28/05/2016

Sinais1 e sintomas2 - Na intoxicação causada por uma superdosagem de HIGROTON RESERPINA, os seguintes sinais1 e sintomas2 podem ocorrer: cefaléia3, tontura4, sonolência, diminuição da consciência, coma5, distúrbios extrapiramidais, convulsões, parestesia6 e miose7 prolongada. Náusea8, vômito9 e diarréia10 podem ocorrer. Hipotensão11 e arritmias12 cardíacas (particularmente bradicardia13 sinusal) também têm sido observadas. Depressão respiratória, distúrbios eletrolíticos, fraqueza muscular e espasmos14 (especialmente nos músculos15 da panturrilha16) e oligúria17 também podem ocorrer.

Tratamento - Indução de vômito9 ou lavagem gástrica18 e administração de carvão ativado, se o paciente estiver consciente. Na ocorrência de hipotensão11 postural, o paciente deve estar em posição apropriada, deve-se administrar um expansor plasmático e fornecer repositores eletrolíticos; se necessário, fazer uso cauteloso de substâncias vasoativas. Administrar atropina, se houver bradicardia13 grave e um agente anticolinérgico, se ocorrer diarréia10. Para combater crises epiléticas ou convulsões, administrar anticonvulsivantes, como por exemplo, diazepam em infusão e.v. lenta. Na ocorrência de depressão respiratória grave, faça respiração artificial19. Os pacientes devem permanecer sob observação cuidadosa por 72 horas, porque a reserpina exerce um efeito prolongado.


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Reg. no MS sob nº MS-0856.0034
Resp. Téc.: Farm. Dr. José Luís M. Lopes - CRF-SP nº 11.441
Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho
? = Marca Registrada de CIBA-GEIGY - Basiléia,Suíça
Biogalênica Química e Farmacêutica LTDA.
Av. Ibirama 518 - complexos 441/3 - Taboão da Serra, SP
CGCMF 51.582.724/0002-02 - Indústria Brasileira
Fabricado de acordo com processo original de Ciba-Geigy S.A. - Basiléia, Suiça

São Paulo, 24 de janeiro de 1997.
18.09.96

Drª. Paulette M. Lopes Dr. José Luís M. Lopes
Representante Legal Farmacêutico Responsável
CRF-SP 11.441

Dr. José Luís M. Lopes
Representante Legal Farmacêutico Responsável
CRF-SP 11.441

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
4 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
5 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
6 Parestesia: Sensação cutânea subjetiva (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) vivenciada espontaneamente na ausência de estimulação.
7 Miose: Contração da pupila, que pode ser fisiológica, patológica ou terapêutica.
8 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
9 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
10 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
11 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
12 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
13 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
14 Espasmos: 1. Contrações involuntárias, não ritmadas, de um ou vários músculos, podendo ocorrer isolada ou continuamente, sendo dolorosas ou não. 2. Qualquer contração muscular anormal. 3. Sentido figurado: arrebatamento, exaltação, espanto.
15 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
16 Panturrilha: 1. Proeminência muscular, situada na face posterossuperior da perna, formada especialmente pelos músculos gastrocnêmio e sóleo; sura, barriga da perna. 2. Por extensão de sentido, enchimento usado por baixo das meias, para melhorar a aparência das pernas.
17 Oligúria: Clinicamente, a oligúria é o débito urinário menor de 400 ml/24 horas ou menor de 30 ml/hora.
18 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
19 Respiração artificial: Tipo de apoio à função respiratória que utiliza um instrumento eletromecânico (respirador artificial), capaz de insuflar de forma cíclica volumes pré-determinados de ar com alta concentração de oxigênio através dos brônquios.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.