MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO DEPOIS DE ABERTO ZOMETA

Atualizado em 28/05/2016

ZOMETA 4 mg/5 mL solução concentrada para infusão destina-se exclusivamente à administração intravenosa. Antes da administração, 5 mL da solução concentrada proveniente de um frasco ou o volume da solução concentrada retirado como requerido deve ser posteriormente diluído com 100 mL de uma solução para infusão livre de cálcio (solução de cloreto de sódio 0,9% ou solução de glicose1 5%). Se refrigerado, a solução deve alcançar a temperatura ambiente antes da administração.

Retire um volume apropriado da solução concentrada necessária, como segue:

4,4 mL: para 3,5 mg de dosagem
4,1 mL:  para 3,3 mg de dosagem

3,8 mL:  para 3,0 mg de dosagem

A quantidade retirada de solução concentrada deve ser diluída em 100 mL de solução estéril de cloreto de sódio 0,9% ou solução de glicose1 5%. A dose deve ser administrada como uma infusão intravenosa única durante pelo menos 15 minutos.

O produto deve ser mantido à temperatura ambiente (temperatura entre 15° C e 30° C). A solução de ZOMETA é estável por 24 horas a 2 a 8°C após diluição em 100 mL de solução fisiológica2 salina ou solução glicosada a 5%.

Após diluição asséptica, o produto diluído deve ser de preferência utilizado imediatamente. Se a solução não for utilizada imediatamente, a duração e conservação anterior à utilização é da responsabilidade do profissional de saúde3. O tempo total entre a diluição, armazenamento em refrigerador a 2 a 8°C e final da administração não pode exceder 24 horas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
2 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Tem alguma dvida sobre MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO DEPOIS DE ABERTO ZOMETA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.