
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ZOMETA
Nos estudos clínicos, o ZOMETA foi administrado concomitantemente com agentes anticancerígenos, diuréticos1, antibióticos e analgésicos2 de uso comum, sem ocorrência de interações clinicamente aparentes. O ácido zoledrônico não apresenta ligação importante às proteínas3 plasmáticas e não inibe as enzimas do P450 humano in vitro (vide "Farmacocinética"), mas não foram realizados estudos formais de interação clínica.
Recomenda-se precaução quando os bisfosfonatos como ZOMETA são administrados com aminoglicosídeos, uma vez que estes agentes podem ter um efeito aditivo, resultando num nível sérico de cálcio mais baixo durante períodos mais prolongados do que o requerido.
Recomenda-se precaução quando ZOMETA é usado com outro medicamento potencialmente nefrotóxico. Também, deve-se ter atenção à possibilidade de desenvolvimento de hipomagnesemia durante o tratamento.
Em pacientes com mieloma4 múltiplo, o risco de disfunção renal5 pode ser aumentado quando bisfosfonatos como ZOMETA são utilizados em combinação com a talidomida .
Estudos realizados com frascos de vidro, certos tipos de bolsas de infusão e sistemas de infusão feitos de cloreto de polivinil , polietileno e polipropileno(preenchidos com solução de cloreto de sódio 0,9% ou solução de glicose6 5%) não mostraram incompatibilidades com ZOMETA.
Para evitar potencial incompatibilidade, ZOMETA concentrado deve ser diluído com solução de cloreto de sódio 0,9% ou solução de glicose6 5%.
ZOMETA concentrado não deve ser misturado com solução contendo cálcio, tais como solução de Ringer.