REAÇÕES ADVERSAS ACICLOVIR EUROFARMA

Atualizado em 28/05/2016

HÁ RELATOS DAS SEGUINTES REAÇÕES ADVERSAS:

  - PODEM OCORRER, OCASIONALMENTE, RÁPIDOS AUMENTOS NOS NÍVEIS DE CREATININA1 E URÉIA2 SANGÜÍNEA

EM PACIENTES QUE TENHAM RECEBIDO ACICLOVIR3 INTRAVENOSO. ACREDITA-SE QUE ISSO ESTEJA RELACIONADO AOS PICOS DOS NÍVEIS PLASMÁTICOS E AO ESTADO DE HIDRATAÇÃO DO PACIENTE. PARA SE EVITAR ESSE EFEITO,

O ACICLOVIR3 NÃO DEVE SER ADMINISTRADO EM FORMA DE “BOLUS” INTRAVENOSO, MAS POR INFUSÃO LENTA PELO PERÍODO DE UMA HORA. DEVE-SE MANTER HIDRATAÇÃO ADEQUADA DO PACIENTE E/OU REDUZIR A DOSE OU SUSPENDER A TERAPIA. TODAVIA, A PROGRESSÃO PARA INSUFICIÊNCIA RENAL4 AGUDA PODE OCORRER EM CASOS EXCEPCIONAIS.

  - OCORRERAM REAÇÕES INFLAMATÓRIAS LOCAIS GRAVES, ALGUMAS VEZES LEVANDO À RUPTURA DA PELE5, QUANDO ACICLOVIR3 INTRAVENOSO FOI, INADVERTIDAMENTE, INFUNDIDO NOS TECIDOS EXTRAVASCULARES6. REAÇÕES NEUROLÓGICAS REVERSÍVEIS, TAIS COMO TONTURA7, ESTADOS DE CONFUSÃO MENTAL, ALUCINAÇÕES8 E AGITAÇÃO, TREMORES, SONOLÊNCIA, PSICOSE9, CONVULSÕES E COMA10, FORAM ASSSOCIADAS AO TRATAMENTO COM ACICLOVIR3 INTRAVENOSO, COMUMENTE EM CASOS COMPLICADOS EM TERMOS MÉDICOS. NÁUSEA11 E VÔMITO12 FORAM OBSERVADOS EM PACIENTES EM TRATAMENTO COM ACICLOVIR3 INTRAVENOSO.

  - OUTRAS OCORRÊNCIAS RELATADAS EM PACIENTES EM TRATAMENTO COM ACICLOVIR3 INTRAVENOSO INCLUÍRAM: AUMENTOS NAS TAXAS DE ENZIMAS HEPÁTICAS13, DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES HEMATOLÓGICOS, “RASHES” CUTÂNEOS E FEBRE14.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
2 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 캜.
3 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
6 Extravasculares: Relativos ao exterior dos vasos sanguíneos e linfáticos, ou que ali se situam ou ocorrem.
7 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
8 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
9 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
10 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
11 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
12 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
13 Enzimas hepáticas: São duas categorias principais de enzimas hepáticas. A primeira inclui as enzimas transaminasas alaninoaminotransferase (ALT ou TGP) e a aspartato aminotransferase (AST ou TOG). Estas são enzimas indicadoras do dano às células hepáticas. A segunda categoria inclui certas enzimas hepáticas como a fosfatase alcalina (FA) e a gamaglutamiltranspeptidase (GGT) as quais indicam obstrução do sistema biliar, quer seja no fígado ou nos canais maiores da bile que se encontram fora deste órgão.
14 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5캜 e temperatura retal acima de 38캜. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.

Tem alguma dvida sobre REAÇÕES ADVERSAS ACICLOVIR EUROFARMA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.