
POSOLOGIA ACICLOVIR EUROFARMA
Doses para adultos:
Os pacientes com infecções1 por Herpes simplex (exceto meningoencefalite2) devem receber aciclovir3 intravenoso em doses de 5 mg/kg a cada 8 horas.
Os pacientes imunocomprometidos ou com meningoencefalite2 devem receber aciclovir3 intravenoso em doses de 10 mg/kg a cada 8 horas, quando a função renal4 for normal.
Em pacientes com comprometimento renal4, aciclovir3 intravenoso deve ser administrado com cuidado. Para esses pacientes sugeremse os seguintes ajustes de dose:
Doses para crianças:
A dose de aciclovir3 intravenoso para crianças com idade entre 3 meses e 12 anos é calculada com base na área da superfície corporal. As crianças com infecções1 por Herpes simplex (exceto meningoencefalite2) devem receber aciclovir3 intravenoso em doses de 250 mg/m2 de área de superfície corporal, a cada 8 horas. Em crianças imunocomprometidas ou com meningoencefalite2, aciclovir3 intravenoso deve ser administrado em doses de 500 mg/m2 de superfície corporal, a cada 8 horas, se a função renal4 não estiver comprometida. Crianças com função renal4 comprometida necessitam de uma dose apropriadamente modificada, de acordo com o grau de comprometimento. A dose de aciclovir3 intravenoso em recém-nascidos é calculada com base no peso corporal. Não obstante seu uso em herpes neonatal ser ainda experimental, doses de 10 mg/kg têm sido empregadas.
Doses para pacientes5 idosos:
Nos pacientes idosos, o clearance corporal total do aciclovir3 declina paralelamente ao clearance da creatinina6.
Deve-se dispensar especial atenção à redução de doses nos pacientes idosos com clearance de creatinina6 alterado. A dose necessária de aciclovir3 intravenoso deve ser administrada por infusão intravenosa lenta, por um período de 1 hora.
A duração do tratamento com aciclovir3 intravenoso normalmente prolonga-se por 5 dias, mas pode ser ajustada conforme as condições do paciente e sua resposta ao tratamento. O tratamento para meningoencefalite2 aguda deve prolongar-se por 10 dias, em doses de 10 mg/kg a cada 8 horas.
A duração da administração profilática de aciclovir3 intravenoso é determinada pela duração do período de risco.
- RECONSTITUIÇÃO
Aciclovir3 intravenoso não contém conservantes antimicrobianos. Por esta razão, a reconstituição e a diluição devem ser realizadas sob condições de total assepsia7 e imediatamente antes do uso.
Cada frasco-ampola de aciclovir3 intravenoso deve ser reconstituído através da adição de 10 mL de água para injeção8 ou infusão intravenosa de solução de cloreto de sódio (0,9 p/v). Isto proporciona uma solução contendo 25 mg de aciclovir3 por mL. As soluções reconstituídas ou diluídas não devem ser refrigeradas. Quando reconstituída e diluída de acordo com os procedimentos recomendados para infusão, a solução é estável por até 12 horas em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Qualquer porção do produto não utilizada deve ser descartada.