POSOLOGIA ACICLOVIR EUROFARMA

Atualizado em 28/05/2016

Doses para adultos:
Os pacientes com infecções1 por Herpes simplex (exceto meningoencefalite2) devem receber aciclovir3 intravenoso em doses de 5 mg/kg a cada 8 horas.

Os pacientes imunocomprometidos ou com meningoencefalite2 devem receber aciclovir3 intravenoso em doses de 10 mg/kg a cada 8 horas, quando a função renal4 for normal.

Em pacientes com comprometimento renal4, aciclovir3 intravenoso deve ser administrado com cuidado. Para esses pacientes sugeremse os seguintes ajustes de dose:



Doses para crianças:

A dose de aciclovir3 intravenoso para crianças com idade entre 3 meses e 12 anos é calculada com base na área da superfície corporal. As crianças com infecções1 por Herpes simplex (exceto meningoencefalite2) devem receber aciclovir3 intravenoso em doses de 250 mg/m2 de área de superfície corporal, a cada 8 horas. Em crianças imunocomprometidas ou com meningoencefalite2, aciclovir3 intravenoso deve ser administrado em doses de 500 mg/m2 de superfície corporal, a cada 8 horas, se a função renal4 não estiver comprometida. Crianças com função renal4 comprometida necessitam de uma dose apropriadamente modificada, de acordo com o grau de comprometimento. A dose de aciclovir3 intravenoso em recém-nascidos é calculada com base no peso corporal. Não obstante seu uso em herpes neonatal ser ainda experimental, doses de 10 mg/kg têm sido empregadas.



Doses para pacientes5 idosos:

Nos pacientes idosos, o clearance corporal total do aciclovir3 declina paralelamente ao clearance da creatinina6.

Deve-se dispensar especial atenção à redução de doses nos pacientes idosos com clearance de creatinina6 alterado. A dose necessária de aciclovir3 intravenoso deve ser administrada por infusão intravenosa lenta, por um período de 1 hora.

A duração do tratamento com aciclovir3 intravenoso normalmente prolonga-se por 5 dias, mas pode ser ajustada conforme as condições do paciente e sua resposta ao tratamento. O tratamento para meningoencefalite2 aguda deve prolongar-se por 10 dias, em doses de 10 mg/kg a cada 8 horas.

A duração da administração profilática de aciclovir3 intravenoso é determinada pela duração do período de risco.


- RECONSTITUIÇÃO

Aciclovir3 intravenoso não contém conservantes antimicrobianos. Por esta razão, a reconstituição e a diluição devem ser realizadas sob condições de total assepsia7 e imediatamente antes do uso.

Cada frasco-ampola de aciclovir3 intravenoso deve ser reconstituído através da adição de 10 mL de água para injeção8 ou infusão intravenosa de solução de cloreto de sódio (0,9 p/v). Isto proporciona uma solução contendo 25 mg de aciclovir3 por mL. As soluções reconstituídas ou diluídas não devem ser refrigeradas. Quando reconstituída e diluída de acordo com os procedimentos recomendados para infusão, a solução é estável por até 12 horas em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Qualquer porção do produto não utilizada deve ser descartada.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Meningoencefalite: Processo inflamatório que envolve o cérebro e as meninges, produzido por organismos patogênicos que invadem o sistema nervoso central e, ocasionalmente, por toxinas, problemas autoimunes ou outras condições.
3 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
6 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
7 Assepsia: É o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de micro-organismos em um ambiente que logicamente não os tem. Logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção.
8 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA ACICLOVIR EUROFARMA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.