
ADMINISTRAÇÃO ACICLOVIR EUROFARMA
Aciclovir1 intravenoso, após a reconstituição, pode ser injetado diretamente na veia por um período acima de 1 hora, através de bomba de infusão controlada, ou ser ainda mais diluído para administração por infusão.
Para injeção2 intravenosa, por bomba de infusão com dose controlada, deve-se usar uma solução contendo 25 mg de aciclovir1 por mL.
Para infusão intravenosa, cada frasco-ampola de aciclovir1 intravenoso deve ser reconstituído de acordo com as instruções e, em seguida, adicionalmente diluído como se segue:
- Para adultos, o volume necessário de solução reconstituída deve ser adicionado ao fluido de infusão escolhido e misturado com base em um frasco (ou parte do mesmo, de acordo com a dose necessária) até um mínimo de 50 mL de fluido para infusão. Assim, uma bolsa de infusão contendo 100 mL pode ser usada para qualquer dose entre 250 e 500 mg de aciclovir1. Se a dose necessária
for superior a 500 mg de aciclovir1, então uma segunda bolsa de infusão de 100mL (ou um volume adicional apropriado de fluido de infusão) deve ser usada.
- Para crianças e recém-nascidos, nos quais a dose pode ser de 100 mL ou menos, o volume necessário da solução reconstituída deve ser adicionado ao fluido de infusão escolhido e misturado na base de 4 mL (100 mg de aciclovir1) a 20 mL de fluido de infusão.
Após a adição de aciclovir1 intravenoso ao fluido de infusão, a mistura deve ser agitada para assegurar a sua homogeneização.
Quando diluído de acordo com os esquemas recomendados, aciclovir1 intravenoso é compatível com os fluidos de infusão e estável por até 12 horas à temperatura ambiente:
- Infusão intravenosa de cloreto de sódio (0,45% e 0,9% p/v);
- Infusão intravenosa de cloreto de sódio (0,18% p/v) e glicose3 (4% p/v);
- Infusão intravenosa de cloreto de sódio (0,45% p/v) e glicose3 (2,5% p/v);
- Infusão intravenosa de lactato4 de sódio composto (Solução de Hartman).
Aciclovir1 intravenoso, quando diluído de acordo com os esquemas acima, proporcionará uma concentração de aciclovir1 não superior a 0,5% p/v. Se for observada turvação ou cristalização visível na solução, antes da infusão ou durante a mesma, a preparação deve ser descartada.