
REAÇÕES ADVERSAS ACICLOVIR EUROFARMA
HÁ RELATOS DAS SEGUINTES REAÇÕES ADVERSAS:
- PODEM OCORRER, OCASIONALMENTE, RÁPIDOS AUMENTOS NOS NÍVEIS DE CREATININA1 E URÉIA2 SANGÜÍNEA
EM PACIENTES QUE TENHAM RECEBIDO ACICLOVIR3 INTRAVENOSO. ACREDITA-SE QUE ISSO ESTEJA RELACIONADO AOS PICOS DOS NÍVEIS PLASMÁTICOS E AO ESTADO DE HIDRATAÇÃO DO PACIENTE. PARA SE EVITAR ESSE EFEITO,
O ACICLOVIR3 NÃO DEVE SER ADMINISTRADO EM FORMA DE “BOLUS” INTRAVENOSO, MAS POR INFUSÃO LENTA PELO PERÍODO DE UMA HORA. DEVE-SE MANTER HIDRATAÇÃO ADEQUADA DO PACIENTE E/OU REDUZIR A DOSE OU SUSPENDER A TERAPIA. TODAVIA, A PROGRESSÃO PARA INSUFICIÊNCIA RENAL4 AGUDA PODE OCORRER EM CASOS EXCEPCIONAIS.
- OCORRERAM REAÇÕES INFLAMATÓRIAS LOCAIS GRAVES, ALGUMAS VEZES LEVANDO À RUPTURA DA PELE5, QUANDO ACICLOVIR3 INTRAVENOSO FOI, INADVERTIDAMENTE, INFUNDIDO NOS TECIDOS EXTRAVASCULARES6. REAÇÕES NEUROLÓGICAS REVERSÍVEIS, TAIS COMO TONTURA7, ESTADOS DE CONFUSÃO MENTAL, ALUCINAÇÕES8 E AGITAÇÃO, TREMORES, SONOLÊNCIA, PSICOSE9, CONVULSÕES E COMA10, FORAM ASSSOCIADAS AO TRATAMENTO COM ACICLOVIR3 INTRAVENOSO, COMUMENTE EM CASOS COMPLICADOS EM TERMOS MÉDICOS. NÁUSEA11 E VÔMITO12 FORAM OBSERVADOS EM PACIENTES EM TRATAMENTO COM ACICLOVIR3 INTRAVENOSO.
- OUTRAS OCORRÊNCIAS RELATADAS EM PACIENTES EM TRATAMENTO COM ACICLOVIR3 INTRAVENOSO INCLUÍRAM: AUMENTOS NAS TAXAS DE ENZIMAS HEPÁTICAS13, DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES HEMATOLÓGICOS, “RASHES” CUTÂNEOS E FEBRE14.