PRECAUÇÕES NEO AMITRIPTILIN

Atualizado em 28/05/2016
Pode comprometer o estado de alerta em alguns pacientes, portanto, a condução de veículos e outras atividades cujo risco aumenta pela diminuição do estado de alerta devem ser evitadas.Não foi estabelecida a segurança do uso do Neo Amitriptilin na gravidez1 e lactação2, portanto, a administração da droga às gestantes, lactantes3 e mulheres com intenção imediata de engravidar, devem confrontar os possíveis benefícios com os eventuais riscos para mãe e filho.
A potência da amitriptilina é tal que, ao serem acrescentados outros medicamentos antidepressivos, geralmente não resulta em qualquer benefício terapêutico adicional. Não há indícios de potencialização quando amitriptilina é substituída de forma imediata para protriptilina ou vice-versa.
Quando o Neo Amitriptilin é usado para tratar o componente depressivo da esquizofrenia4, os sintomas5 psicóticos podem ser agravados. De modo análogo, nas psicoses  maníacodepressivas, os pacientes deprimidos podem experimentar uma mudança para a fase maníaca. As ilusões do tipo paranóide, com ou sem hostilidade associada, podem ser exageradas. Em qualquer dessas circunstâncias pode ser aconselhável reduzir a dose de amitriptilina ou associar um tranquilizante, como a perfenazina, simultaneamente.
Deve ser empregado com atenção especial em pacientes que manifestem tendências suicidas quando começarem a responder ao tratamento, pois o risco de suicídio poderá aumentar quando se inicia a recuperação e os pacientes se tornam mais ativos.
Deve ser usado com cautela em pacientes idosos e naqueles que já tiveram convulsões, insuficiência renal6, ou função hepática7 gravemente comprometida.
Neo Amitriptilin deve ser usado com cautela em pacientes com história de derrame8 cerebral e, devido a sua atividade do tipo atropina, em pacientes com história de retenção urinária9, glaucoma10 de ângulo estreito ou aumento de pressão intra-ocular. Em pacientes com glaucoma10 de ângulo fechado, até mesmo doses médias podem precipitar um ataque.
Pacientes com doença cardiovascular deverão ser estritamente observados. Drogas antidepressivas tricíclicas incluindo a amitriptilina, particularmente quando administradas em doses elevadas, tem sido relatadas como causadoras de arritmias11 cardíacas, taquicardia12 sinusial e tempo de condução prolongado. Supervisão estrita é requerida quando amitriptilina é administrada a pacientes hipertireoideanos ou àqueles que estejam recebendo medicação à base de hormônios tireoideanos.
A dose deve ser reduzida gradualmente em pacientes que foram tratados inicialmente com doses altas, para evitar a síndrome13 de abstinência.
Deve ser mantido intervalo de pelo menos duas semanas entre a suspensão de inibidores da MAO14 e a administração do Neo Amitriptilin e vice-versa. Neo Amitriptilin pode aumentar a resposta ao álcool; deve-se ter em mente que a potencialização pode aumentar o inerente perigo de tentativa de suicídio ou superdose.
Tem sido relatado delírio15 com administração concomitante de amitriptilina e dissulfiram.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
4 Esquizofrenia: Doença mental do grupo das Psicoses, caracterizada por alterações emocionais, de conduta e intelectuais, caracterizadas por uma relação pobre com o meio social, desorganização do pensamento, alucinações auditivas, etc.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
7 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
9 Retenção urinária: É um problema de esvaziamento da bexiga causado por diferentes condições. Normalmente, o ato miccional pode ser iniciado voluntariamente e a bexiga se esvazia por completo. Retenção urinária é a retenção anormal de urina na bexiga.
10 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
11 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
12 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
13 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
14 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
15 Delírio: Delirio é uma crença sem evidência, acompanhada de uma excepcional convicção irrefutável pelo argumento lógico. Ele se dá com plena lucidez de consciência e não há fatores orgânicos.

Tem alguma dvida sobre PRECAUÇÕES NEO AMITRIPTILIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.