PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ONGLYZA

Atualizado em 28/05/2016

Em períodos de estresse corporal, como febre1, trauma, infecção2 ou cirurgia entre em contato com seu médico para que o mesmo o oriente sobre a conduta medicamentosa adequada.

Havendo quaisquer dos sintomas3 de reação alérgica4 grave descritos anteriormente (vide “Contraindicações”), você deve suspender o tratamento com ONGLYZA e contatar seu médico imediatamente.

Uso em pacientes com deficiência nos rins5

Para pacientes6 com deficiência moderada ou grave nos rins5 ou com deficiência nos rins5 em estágio terminal e que realizam hemodiálise7 é necessário adequar a dose única diária deste medicamento, para isso é recomendado que seja realizado um exame para avaliar a função dos rins5 antes e durante o tratamento com ONGLYZA.

Gravidez8 e Lactação9

Informe ao seu médico se você está grávida, ou pretende engravidar. Não se sabe se o uso de ONGLYZA afeta o desenvolvimento do bebê. Se você está grávida converse com o seu médico sobre a melhor maneira de controlar o açúcar10 no sangue11 enquanto estiver grávida.

Se você estiver amamentando ou planeja amamentar, informe ao seu médico, pois ONGLYZA pode passar para o bebê através do leite. Converse com o seu médico sobre a melhor maneira de alimentar seu bebê, caso esteja fazendo uso de ONGLYZA.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez8.

Informe o seu médico caso esteja amamentando.

Uso Pediátrico

A segurança e a eficácia de ONGLYZA em pacientes pediátricos não foram estabelecidas.

Uso em idosos

Pacientes idosos normalmente apresentam diminuição na função dos rins5, portanto deve-se ter cuidado na seleção da dose em pacientes idosos baseados na função dos rins5.

Efeitos na capacidade de dirigir e operar máquinas

Não foi realizado nenhum estudo para verificar a capacidade de dirigir e de operar máquinas.

Entretanto, deve-se levar em conta que pode ocorrer tontura12 com o uso de ONGLYZA.

Interações Medicamentosas

Informe ao seu médico se estiver fazendo uso de algum outro medicamento, incluindo medicamentos isentos de prescrição, vitaminas, fitoterápicos, suplementos; mantenha uma lista para mostrar ao seu médico ou a outro profissional de saúde13.

ONGLYZA pode afetar a forma como outros medicamentos agem, e outros medicamentos podem afetar a ação de ONGLYZA. Contate o médico se você for iniciar ou parar alguns certos tipos de medicamentos, como antibióticos, ou medicamentos que tratam fungos ou HIV14/AIDS, pois a sua dose de ONGLYZA talvez precise ser alterada.

Achados Laboratoriais

Ocorreu uma diminuição na contagem de linfócitos (células15 brancas, diretamente ligadas com o sistema de defesa do corpo humano16). A diminuição da quantidade de linfócitos não foi associada com outros problemas importantes. A relevância clínica dessa diminuição na contagem de dessas células15 brancas em relação ao placebo17 é desconhecida.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde13.

4- Como devo usar este medicamento?

O comprimido revestido de ONGLYZA 5 mg é rosa, biconvexo e arredondado.

O comprimido revestido de ONGLYZA 2,5 mg é amarelo a amarelo claro, biconvexo e arredondado.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. Você deve ingerir os comprimidos sem mastigar com auxílio de um pouco de líquido. Os comprimidos podem ser ingeridos com ou sem alimentação.

Depois de aberto, ONGLYZA deve ser mantido em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
5 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
6 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
7 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
11 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
12 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
13 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
14 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
15 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
16 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
17 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.