POSOLOGIA CITRATO DE SILDENAFILA DA MEDLEY

Atualizado em 28/05/2016


Cada comprimido revestido contém citrato de sildenafila 28,10 mg equivalente a 20 mg de sildenafila base. Os comprimidos revestidos de citrato de sildenafila são brancos, circulares, biconvexos e com vinco.

Uso em Adultos: a dose recomendada é de 20 mg três vezes ao dia. Os comprimidos devem ser tomados a cada 6 a 8 horas aproximadamente, com ou sem alimentos, por via oral.

Uso em Pacientes Idosos: não são necessários ajustes de dose em pacientes idosos.

Uso em Pacientes com Insuficiência Renal1: não são necessários ajustes de dose em pacientes com insuficiência renal1, incluindo insuficiência renal1 grave (clearance de creatinina2 < 30 mL/min).

Uso em Pacientes com Insuficiência Hepática3: não são necessários ajustes de dose em pacientes com insuficiência hepática3 leve a moderada (Classes A e B de Child-Pugh). O citrato de sildenafila não foi estudado em pacientes com insuficiência hepática3 grave (Classe C de Child-Pugh).

Uso em Crianças: a segurança e a eficácia da sildenafila ainda não foram estudadas em crianças (< 18 anos de idade).

Uso em Pacientes Utilizando Outros Medicamentos: não são necessários ajustes de dose na administração concomitante de sildenafila com eritromicina ou saquinavir.

A administração concomitante de inibidores mais potentes da CYP3A4 (por exemplo, cetoconazol, itraconazol, ritonavir) com sildenafila não é recomendada (vide Interações Medicamentosas).

Podem ser necessários ajustes de dose da sildenafila ao se administrar junto com bosentana ou outros indutores da CYP3A4 (vide Interações Medicamentosas).

Dose Omitida: caso o paciente esqueça de administrar citrato de sildenafila no horário estabelecido, deve fazê-lo assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de administrar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e utilizar a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado. Neste caso, o paciente não deve utilizar a dose duplicada para compensar doses esquecidas.

O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
2 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
3 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.