PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS DESFERAL

Atualizado em 24/05/2016

Grupo farmacoterapêutico: agente quelante.
Mecanismo de ação: A deferoxamina (DFO) forma complexos predominantemente com os íons1 trivalentes de ferro e alumínio: as constantes de formações dos complexos são l031 e l025, respectivamente. A afinidade da DFO para íons1 divalentes tais como Fe2+, Cu2+, Zn2+, Ca2+ é substancialmente menor (constantes de formação de complexos de l014 ou menores). A quelação ocorre em base molar de 1:1, de modo que 1 g de DFO pode, teoricamente, ligar-se a 85 mg de Fe3+ ou 41 mg de Al3+.
Em decorrência de suas propriedades quelantes, a DFO é capaz de deslocar ferro, tanto em forma livre quanto ligado à ferritina e à hemossiderina, formando portanto, o complexo ferrioxamina (FO). A DFO, entretanto, não remove o ferro da transferrina, da hemoglobina2 ou de outras substâncias hemínicas.
A DFO pode também mobilizar e quelar o alumínio, formando um complexo aluminoxamina (AlO).

Efeitos farmacodinâmicos: Uma vez que ambos os complexos, FO e AlO, são completamente excretados, a DFO promove a excreção de ferro e alumínio através da urina3 e das fezes, reduzindo assim os depósitos patológicos de ferro ou alumínio do organismo.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
2 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
3 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.