INSTRUÇÕES DE USO / MANUSEIO DESFERAL

Atualizado em 24/05/2016

Quando administrado por via parenteral, DESFERAL deve ser utilizado preferencialmente como solução a 10% em água para injeção1. Injetar 5 ml de água para injeção1 no frasco contendo 500 mg de pó de DESFERAL e agitar bem o frasco. Somente as soluções límpidas e incolores a levemente amarelada devem ser utilizadas. A solução de DESFERAL a 10% pode ser diluída posteriormente em soluções habitualmente utilizadas em infusões (cloreto de sódio, glicose2, Ringer lactato3).Para o teste de infusão de DESFERAL e o tratamento da sobrecarga crônica de alumínio, os 5 ml de solução de DESFERAL no frasco são uma dose adequada      (5 mg/kg) para um paciente com 100 kg de peso corpóreo. De acordo com o peso real do paciente, a quantidade adequada de solução de DESFERAL é retirada do frasco e adicionada a 150 ml de solução salina a 0,9% (solução de cloreto de sódio).
DESFERAL dissolvido pode também ser acrescentado ao meio de diálise4 e administrado por via intraperitonial em pacientes sob DPAC ou DPCC.

A utilização de DESFERAL por meio de bomba portátil de infusão, nos casos de acúmulo crônico5 de ferro, é descrita como se segue:
1 - Aspirar a água para injeção1 utilizando-se uma seringa6.
2 - Após limpar com álcool a rolha de borracha do frasco de DESFERAL, injetar o conteúdo da seringa6 no frasco
3 - Agitar bem o frasco para dissolver o produto,
4 - Aspirar a solução obtida para a seringa6.
5 - Fixar o tubo de extensão à seringa6, conectar o tubo de extensão à agulha tipo butterfly, e então completar o espaço vazio do tubo com solução da seringa6.
6 - Colocar a seringa6 na bomba de infusão.
7 - Para infusão, a agulha tipo butterfly deve ser inserida sob a pele7 do abdômen, do braço ou da coxa8.
É importante limpar a pele7 cuidadosamente com álcool e após inserir a agulha, até as abas, sob uma dobra, beliscando-a com a outra mão9. A ponta da agulha deve mover-se livremente, quando a agulha for balançada. Se isso não ocorrer, indica que a ponta da agulha deve estar muito próximo à pele7. Repetir a inserção da agulha em outro local, após limpá-lo com álcool.
8 - Fixar então a agulha na posição, com auxílio de uma fita.
9 - Os pacientes normalmente adaptam a bomba ao corpo com uma cinta ou com uma alça a tiracolo. Muitos pacientes referem-se ao uso durante a noite como o mais conveniente.

A solução de DESFERAL não deve ser armazenada por mais de 24 horas à temperatura ambiente (conservá-la até 23°C).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
3 Lactato: Sal ou éster do ácido láctico ou ânion dele derivado.
4 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
5 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
6 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Coxa: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
9 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.