INFORMAÇÕES AO PACIENTE ROFERON A

Atualizado em 25/05/2016

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE1.

Roferon® A (interferon alfa-2a) é um pó liofilizado2 para uso injetável. Os frascos devem ser mantidos entre 2°-8°C (em geladeira), não podendo ser congelados.

Os frascos, após reconstituição, devem ser usados dentro de 2 horas quando mantidos em temperatura abaixo de 25°C ou até 24 horas quando mantidos a 2°- 8°C.

Este produto não contém conservante. Portanto, para evitar a possibilidade de contaminação, recomenda-se não retirar mais de uma dose do frasco.

O prazo de validade encontra-se gravado na embalagem externa; em caso de vencimento, inutilize o produto.
Pacientes de ambos os sexos em idade de procriação devem tomar medidas anticoncepcionais, mesmo de abstinência, durante o tratamento e por 3 meses após o seu término. Entretanto, se ocorrer gravidez3 neste período, o médico deverá ser imediatamente informado.

Siga corretamente as instruções do seu médico, quanto à utilização do medicamento.

Não interrompa o tratamento sem consulta prévia ao seu médico.

Informar ao médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como fadiga4, febre5, calafrios6, perda do apetite, náuseas7, diarréia8, dor abdominal, vômitos9, dor de cabeça10, dores musculares, dores articulares, sudorese11.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Liofilizado: Submetido à liofilização, que é a desidratação de substâncias realizada em baixas temperaturas, usada especialmente na conservação de alimentos, em medicamentos, etc.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
5 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5캜 e temperatura retal acima de 38캜. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
6 Calafrios: 1. Conjunto de pequenas contrações da pele e dos músculos cutâneos ao longo do corpo, muitas vezes com tremores fortes e palidez, que acompanham uma sensação de frio provocada por baixa temperatura, má condição orgânica ou ainda por medo, horror, nojo, etc. 2. Sensação de frio e tremores fortes, às vezes com bater de dentes, que precedem ou acompanham acessos de febre.
7 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
8 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
9 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
10 Cabeça:
11 Sudorese: Suor excessivo

Tem alguma dvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE ROFERON A?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.