PROPRIEDADES E EFEITOS ROFERON A

Atualizado em 25/05/2016

Roferon® A provou possuir muitas das atividades das chamadas preparações "naturais" de interferon alfa-2a "Roche".

O mecanismo essencial responsável pela ação antitumoral do Roferon® A ainda é desconhecido. Entretanto, Roferon® A mostrou exercer atividade antiproliferativa contra uma variedade de tumores humanos "in vitro" e inibir o crescimento de alguns heteroenxertos de tumor1 homem-camundongo. O grau da atividade antiproliferativa é variável.

Ao contrário das outras proteínas2 humanas, muitos dos efeitos do interferon alfa-2a "Roche" são parcial ou completamente suprimidos quando pesquisados em outras espécies animais. No entanto, significativa atividade contra o vírus3 da vacínia foi induzida em macacos Rhesus tratados previamente com interferon alfa-2a.

Em função da especificidade do interferon humano, somente estudos toxicológicos limitados foram realizados com Roferon® A. A toxicidade4 parenteral aguda de Roferon® A foi estudada em camundongos, ratos, coelhos e furões com doses de até 30 milhões de UI/kg por via intravenosa e 500 milhões de UI/kg por via intramuscular. Não foi observada mortalidade5 relacionada ao tratamento nas diversas espécies de animais que receberam Roferon® A por qualquer via de administração. Com doses que excederam amplamente a dose clínica recomendada, não foram observados efeitos adversos significativos, com exceção de um efeito abortivo quando administrado a fêmeas de macacos Rhesus grávidas (do início até a metade do período fetal) e irregularidades passageiras do ciclo menstrual, incluindo períodos menstruais prolongados em fêmeas de macacos não grávidas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
5 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.

Tem alguma dúvida sobre PROPRIEDADES E EFEITOS ROFERON A?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.