SISTEMA HEMATOPOÉTICO ROFERON A

Atualizado em 25/05/2016

Ocorreu leucopenia1 transitória em aproximadamente um terço dos pacientes, mas esse fato raramente exigiu a diminuição da posologia.

Trombocitopenia2 ocorreu com menor freqüência, e diminuição da hemoglobina3 e do hematócrito4 ocorreram raramente. A recuperação de sérios desvios hematológicos em relação aos níveis pré-tratamento geralmente foi alcançada dentro de 7 a 10 dias após interromper-se o tratamento com Roferon® A.

Anticorpos5 neutralizantes para Roferon® A foram detectados em aproximadamente 23% dos pacientes (3% na tricoleucemia). Seqüelas clínicas relacionadas à presença desses anticorpos5 não foram documentadas de forma clara até o momento. Anticorpos5 contra interferon leucocitário humano podem aparecer espontaneamente em algumas condições clínicas (câncer6, lupo eritematoso7 sistêmico8, herpes zoster9), em pacientes que nunca receberam interferon exógeno.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
2 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
3 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
4 Hematócrito: Exame de laboratório que expressa a concentração de glóbulos vermelhos no sangue.
5 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
6 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
7 Eritematoso: Relativo a ou próprio de eritema. Que apresenta eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
8 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
9 Zoster: Doença produzida pelo mesmo vírus que causa a varicela (Varicela-Zóster). Em pessoas que já tenham tido varicela, o vírus se encontra em forma latente e pode ser reativado produzindo as características manchas avermelhadas, vesículas e crostas no território de distribuição de um determinado nervo. Como seqüela pode deixar neurite, com dores importantes.

Tem alguma dúvida sobre SISTEMA HEMATOPOÉTICO ROFERON A?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.