INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS TAMOOEX

Atualizado em 28/05/2016
Tamooex demonstra potencializar o efeito hipoprotrombinêmico da varfarina (anticoagulante1). Em pacientes em terapia com varfarina, prolongamentos substanciais no tempo de protrombina2 têm ocorrido após muitos dias do início da terapia com Tamooex. Sinais3 claros de sangramento (como, por exemplo, hematêmese4, hematúria5, hematoma6 subdural e hemorragia7 intra-ocular) também têm ocorrido durante a terapia concomitante com essas drogas. Como o mecanismo dessa interação ainda não foi esclarecido, o uso simultâneo de Tamooex e anticoagulantes8 derivados da cumarina deve ser feito cuidadosamente. Se as drogas forem utilizadas concomitantemente, o paciente deve ser monitorado constantemente, inclusive seu tempo de protrombina2, e a dosagem do anticoagulante1 ajustada de acordo com o caso.
Tamooex e seus derivados (Tamoxifeno, N-desmetiltamoxifeno e 4-hidroxitamoxifeno) têm se mostrado potentes inibidores do citocromo hepático P450 de funções oxidativas mistas. O efeito de Tamooex no metabolismo9 e excreção de outras drogas antineoplásicas, tais como ciclofosfamida e outras drogas que requerem função oxidativa mista para ativação, não é conhecido.
Em, pelo menos, uma paciente recebendo Tamooex e fenobarbital concomitantemente, concentrações séricas de Tamoxifeno foram diminuídas em cerca de 80‰; entretanto, a importância clínica desta interação não é conhecida.
As concentrações séricas de Tamoxifeno e N-desmetiltamoxifeno sofreram aumentos em pacientes que recebiam Tamooex e bromocriptina concomitantemente.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
2 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
4 Hematêmese: Eliminação de sangue proveniente do tubo digestivo, através de vômito.
5 Hematúria: Eliminação de sangue juntamente com a urina. Sempre é anormal e relaciona-se com infecção do trato urinário, litíase renal, tumores ou doença inflamatória dos rins.
6 Hematoma: Acúmulo de sangue em um órgão ou tecido após uma hemorragia.
7 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
8 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
9 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.