SUPERDOSAGEM TAMOOEX

Atualizado em 28/05/2016

Em estudos para determinar a dose letal aguda de Tamooex, foram observados acessos e dificuldades respiratórias quando a droga foi administrada em altas doses. Não há, atualmente, informações suficientes sobre a superdosagem de Tamooex em seres humanos.
Num estudo para determinar a dose máxima tolerada de Tamooex, neurotoxicidade aguda manifestada por tremor, hiper-reflexia, deambulação1 instável e vertigem2 ocorreram em pacientes com carcinoma3 avançado (metastático), que receberam altas doses de Tamooex, isto é, doses excedendo 400mg/m2 de área de superfície corpórea, seguidas por doses de manutenção (150mg/m2, administradas duas vezes ao dia) para reverter a resistência múltipla à droga.
Estes efeitos adversos ocorreram de 3 a 5 dias após o início da terapia com o medicamento, e desapareceram 2 a 5 dias após a interrupção do tratamento. Não foi notada nenhuma toxicidade4 neurológica permanente. Embora uma relação causal para Tamooex não tenha sido estabelecida, ataques foram relatados em pelo menos uma das pacientes, muitos dias depois da descontinuidade da droga, mas efeitos neurotóxicos foram resolvidos.
Em pacientes recebendo doses que excedem 250mg/m2, seguidas por doses de manutenção de 80mg/m2, administradas duas vezes por dia, prolongação do intervalo relativo ao ECG foi relatada.
Numa paciente cuja área de superfície do corpórea era 1,5m2, a dose de administração mínima e a de manutenção, nas quais ocorreram sintomas5 neurológicos e mudanças relativas ao eletrocardiograma6, foram, pelo menos, 6 vezes mais altas em relação à dose máxima recomendada.

Tratamento:
Não se conhece tratamento específico para superdosagem de Tamooex. Portanto, o tratamento deve ser sintomático7.


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Deambulação: Ato ou efeito de deambular, passear ou marchar.
2 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
3 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
4 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Eletrocardiograma: Registro da atividade elétrica produzida pelo coração através da captação e amplificação dos pequenos potenciais gerados por este durante o ciclo cardíaco.
7 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.