REAÇÕES ADVERSAS TAMOOEX

Atualizado em 28/05/2016
Reações adversas para Tamooex são relativamente leves e, raramente, severas o suficiente para exigirem a interrupção do tratamento. Se as reações adversas forem severas, algumas vezes é possível controlá-las pela simples redução da dosagem, sem a perda do controle da doença.Em pacientes tratados com Tamooex para metástase1 de câncer2 de mama3, as reações adversas mais freqüentes são fogachos, náuseas4 e/ou vômitos5. Estes sintomas6 podem ocorrer em até 25‰ dos pacientes.
Menos freqüentemente, ocorrem reações adversas como sangramento vaginal, secreção vaginal, irregularidades menstruais e exantema7 de pele8. Normalmente, estes sintomas6 não têm apresentado severidade suficiente para requererem redução da dosagem ou interrupção do tratamento.
Aumento da dor óssea e/ou tumoral, além de calor no local, têm ocorrido, associados algumas vezes, a uma boa resposta do tumor9. As pacientes com aumento da dor óssea podem requerer analgesia adicional. As pacientes com doenças do tecido10 mole podem apresentar aumento repentino no tamanho de lesões11 preexistentes, algumas vezes associado a marcado eritema12 na lesão13 ou ao seu redor, e/ou desenvolvimento de novas lesões11.
Quando presentes, a dor óssea ou o calor local ocorrem logo após o início da administração de Tamooex e, em geral, regridem rapidamente.
Outras reações adversas observadas, com pouca freqüência, são: hipercalcemia, edema14 periférico, falta de paladar15, prurido16 vulvar, depressão, vertigem17, perda leve de direção, dor de cabeça18 e diminuição do volume e/ou perda parcial de cabelo19.
Há relatos raros de eventos tromboembólicos que ocorrem durante a terapia com Tamooex. Já em pacientes com câncer2, em geral, sabe-se que ocorre um aumento na incidência20 de eventos tromboembólicos, mas ainda não está totalmente estabelecido se tem alguma relação com Tamooex. Quando agentes citotóxicos21 são combinados com Tamooex, há um aumento nesta incidência20.
Cistos ovarianos foram observados em pequeno número de pacientes na pré-menopausa22 com câncer2 de mama3 avançado tratadas com Tamooex.
Tamooex é bem tolerado em homens com câncer2 de mama3. A literatura e o relato de casos sugerem que a segurança de Tamooex em homens é similar àquela observada em mulheres. Em homens oligospérmicos tratados com Tamooex, os níveis de LH, FSH, testosterona e estrogênio estão elevados. Nenhuma alteração clínica significativa foi relatada.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metástase: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
4 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
5 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Exantema: Alteração difusa da coloração cutânea, caracterizada por eritema, com elevação das camadas mais superficiais da pele (pápulas), vesículas, etc. Pode ser produzido por uma infecção geralmente viral (rubéola, varicela, sarampo), por alergias a medicamentos, etc.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
10 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
11 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
12 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
13 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
14 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
15 Paladar: Paladar ou sabor. Em fisiologia, é a função sensorial que permite a percepção dos sabores pela língua e sua transmissão, através do nervo gustativo ao cérebro, onde são recebidos e analisados.
16 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
17 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
18 Cabeça:
19 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
20 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
21 Citotóxicos: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
22 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.