POSOLOGIA TAMOOEX

Atualizado em 28/05/2016

A dosagem de Citrato de Tamoxifeno é expressa nos limites do Tamoxifeno.

Carcinoma1 de mama2:
Quando Tamooex é utilizado isolado como adjuvante para cirurgia e radioterapia3 no tratamento do carcinoma1 de mama2, a dosagem usual da droga é 10mg, 2 a 3 vezes por dia. Não há evidência que altas dosagens são necessárias. A duração ideal da terapia adjuvante com Tamooex não foi totalmente estabelecida, mas terapia por mais de 2 anos (por exemplo, geralmente 5 anos) é mais efetiva que terapias mais curtas.
Quando Tamooex é utilizado em combinação com quimioterapia4, como um adjuvante de cirurgia no tratamento de carcinoma1 de mama2 em mulheres na pós-menopausa5 ou com 50 anos de idade ou mais, as quais tenham linfonodos6 axilares negativos, a dosagem usual da droga é 10mg, 2 vezes por dia. A duração ideal da terapia adjuvante com Tamooex ainda não foi totalmente estabelecida.
Para o tratamento de carcinoma1 de mama2 avançado em mulheres na pós-menopausa5, a dose usual de Tamooex é de 20 ou 40mg diariamente, administradas em duas doses divididas: uma de manhã e outra ao entardecer. Por não obter respostas significativamente diferentes em ratos com as duas dosagens, a maioria dos clínicos acredita que dose de 20mg por dia, normalmente, deve ser utilizada, no início da terapia. Caso ocorra uma resposta objetiva, esta é evidente dentro de 4 a 10 semanas; entretanto, muitos meses de terapia podem ser necessários antes de uma resposta objetiva ocorrer em pacientes com metástases7 ósseas.
Para o tratamento de carcinoma1 de mama2 avançado (metástase8) em homens, a dose usual de Tamooex é de 20 ou 40mg por dia, administradas em duas doses divididas: pela manhã e ao entardecer. Quando Tamooex isolado ou em combinação com radioterapia3 foi utilizado como um adjuvante da cirurgia no tratamento do carcinoma1 de mama2 em homens, uma dosagem de 20mg de Tamooex foi utilizada, usualmente por 1 a 2 anos. A duração ideal da terapia não foi totalmente estabelecida. Entretanto, como a terapia adjuvante excedendo 2 anos (por exemplo, 5 anos) parece ser mais efetiva que terapia de curta duração em mulheres com carcinoma1 de mama2, alguns clínicos aplicam o mesmo curso terapêutico prolongado de Tamooex para pacientes9 homens.

Outros usos:
Para estimular ovulação10, doses de 5 a 40mg de Tamooex têm sido administradas 2 vezes por dia, durante 4 dias.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
4 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
5 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
6 Linfonodos: Gânglios ou nodos linfáticos.
7 Metástases: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
8 Metástase: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
9 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
10 Ovulação: Ovocitação, oocitação ou ovulação nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, é o processo que libera o ovócito II em metáfase II do ovário. (Em outras espécies em vez desta célula é liberado o óvulo.) Nos dias anteriores à ovocitação, o folículo secundário cresce rapidamente, sob a influência do FSH e do LH. Ao mesmo tempo que há o desenvolvimento final do folículo, há um aumento abrupto de LH, fazendo com que o ovócito I no seu interior complete a meiose I, e o folículo passe ao estágio de pré-ovocitação. A meiose II também é iniciada, mas é interrompida em metáfase II aproximadamente 3 horas antes da ovocitação, caracterizando a formação do ovócito II. A elevada concentração de LH provoca a digestão das fibras colágenas em torno do folículo, e os níveis mais altos de prostaglandinas causam contrações na parede ovariana, que provocam a extrusão do ovócito II.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.