
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS E OUTRAS FORMAS DE INTERAÇÃO SINVASTATINA
O risco de rabdomiólise1 é aumentado pelo uso concomitante de Sinvastatina e drogas com efeito inbitório significativo na isoforma 3A4 do citocromo P450 em doses terapêuticas ( tais como ciclosporina, mibefradil, itraconazol, cetoconazol, eritromicina, claritromicina e nefazodona) ou com derivados do ácido fíbrico ou niacina (veja Precauções, Efeitos Musculares).
Warfarina / Derivados Cumarínicos - há relatos de potencialização discreta do efeito de anticoagulantes2 cumarínicos em uso concomitante com a Sinvastatina. Em pacientes recebendo anticoagulantes2 cumarínicos, o tempo de protrombina3 deve ser determinado antes do início do tratamento com sinvastatina e freqüentemente durante as fases do tratamento para assegurar que não ocorra nenhuma alteração significativa no tempo de protrombina3. Uma vez que o tempo de protrombina3 tenha se estabilizado, a monitorização poderá ser realizada em intervalos geralmente recomendados para os pacientes em tratamento com anticoagulantes2 cumarínicos. Se houver alteração na dose de Sinvastatina ou se esta droga for descontinuada, deve ser repetido o mesmo procedimento. A terapia com Sinvastatina não foi associada com sangramento ou com alterações no tempo de protrombina3 em pacientes que não estão tomando anticoagulantes2.
Digoxina - o uso concomitante de digoxina e Sinvastatina pode elevar as concentrações plasmáticas de digoxina. Pacientes fazendo uso de digoxina devem ser apropriadamente monitorados quando o tratamento com Sinvastatina é iniciado.