
POSOLOGIA E MODO DE USAR SINVASTATINA
O paciente deve iniciar uma dieta padrão redutora de colesterol1 antes de receber Sinvastatina e deve mantê-la durante o tratamento com este medicamento.Hiperlipidemia2
A dose inicial usual é de 10mg/dia, administrada em dose única à noite. Pacientes com hipercolesterolemia3 leve a moderada podem iniciar o tratamento com 5 mg de Sinvastatina. Ajustes posológicos, se necessários, devem ser feitos em intervalos maiores de 4 semanas, até o máximo de 80 mg/dia administrados em dose única, à noite.
Se os níveis de LDL4-colesterol1 forem reduzidos para menos de 75 mg/dL5 (1,94 mmol/l6), ou se os níveis de colesterol1 total plasmáticos forem reduzidos para menos de 140 mg/dL5 (3,6 mmol/l6), deve-se considerar a redução da dose de Sinvastatina.
Hipercolesterolemia3 familiar homozigótica7
A posologia recomendada para pacientes8 com hipercolesterolemia3 familiar homozigótica7 é de 40 mg/dia à noite, ou 80 mg/dia divididos em 3 doses de 20 mg, 20 mg e uma dose noturna de 40 mg. Nestes pacientes, Sinvastatina deve ser usada como adjunta a outros tratamentos hipolipemiantes (por exemplo, aferese de LDL4) ou quando tais tratamentos não forem disponíveis.
Doença coronariana9
Pacientes com doença coronariana9 podem ser tratados com uma dose incial de 20 mg/dia administrada em dose única à noite. Ajustes de posologia, se necessários, devem ser realizados conforme orientação descrita anteriormente (Veja Posologia e Administração, Hiperlipidemia2).
Terapia Concomitante
Sinvastatina é eficaz isoladamente ou em combinação com os sequestrantes de ácidos biliares.
Em pacientes recebendo ciclosporina, fibratos ou niacina concomitantemente com Sinvastatina, a posologia máxima recomendada é de 10mg/dia (veja PRECAUÇÕES, Efeitos Musculares).
Posologia na Insuficiência Renal10
Como Sinvastatina não é significativamente excretada pelos rins11, modificações posológicas não devem ser necessárias em pacientes com insuficiência renal10 moderada.
Em pacientes com insuficiência renal10 grave (clearance de creatinina12 < 30 mL/min), deve-se avaliar cuidadosamente, a utilização de doses acima de 10mg/dia e, quando necessária, esta deve ser implementada com cautela.