
INFORMAÇÕES AO PACIENTE CAPTOPRIL
Ação esperada do medicamentocaptopril reduz a pressão arterial1, as reduções máximas da pressão arterial1 normalmente são observadas 60 a 90 minutos após a ingestão da dose. A diminuição da pressão arterial1 pode ser progressiva; assim, para se obter melhores efeitos terapêuticos, podem ser necessárias várias semanas de tratamento.
Cuidados de armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz.
Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade de captopril é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa.
NÃO USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
Gravidez2 e lactação3
captopril não deve ser administrado quando houver suspeita ou durante a gravidez2 e lactação3, a não ser que, a critério médico, os benefícios do tratamento esperados para a mãe superem os riscos potenciais para o feto4. Pacientes do sexo feminino em idade de engravidar devem ser avisadas com relação aos riscos da exposição aos inibidores da Enzima5 Conversora de Angiotensina (ECA) no segundo e terceiro trimestres, que não parecem ser resultado da exposição intrauterina ao inibidor da Enzima5 Conversora de Angiotensina (ECA) limitada ao primeiro trimestre.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informe seu médico se está amamentando.
Cuidados de administração
Os comprimidos de captopril podem apresentar um leve odor de enxofre, que não compromete a sua eficácia.
Os pacientes devem ser informados que captopril deve ser tomado 1 hora antes das refeições.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia. A interrupção do tratamento pode ocasionar a não obtenção dos resultados esperados.
Reações adversas
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: tosse seca, persistente e dor de cabeça6. As reações adversas ocasionais são diarréia7, perda do paladar8, fadiga9 e náusea10.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias
O paciente deve ser avisado para não usar diuréticos11 poupadores de potássio, suplementos de potássio ou substitutos de sal contendo potássio sem consultar o seu médico.
A administração concomitante de captopril com outro medicamento ficará a critério médico.
Contra-indicações e precauções
O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida ao captopril e/ou demais componentes da formulação.Os pacientes devem ser advertidos para relatar imediatamente ao seu médico quaisquer sinais12 ou sintomas13 que possam ser indícios de angioedema14, tais como: inchaço15 da face16, pálpebras17, lábios, língua18, laringe19 e extremidades,
assim como dificuldade para engolir ou respirar, ou rouquidão. Em qualquer uma dessas condições, o medicamento deverá ser suspenso (vide item "Advertências").
O paciente deve ser avisado para relatar imediatamente ao seu médico qualquer sintoma20 de infecção21 (p. ex., dor de garganta22 e febre23), que não responda prontamente à terapia padrão.
Todos os pacientes devem ser advertidos que a transpiração24 excessiva e desidratação25 podem levar a uma excessiva queda da pressão arterial1, devido à redução do volume de fluidos.
O paciente com insuficiência cardíaca26 sob terapia com captopril deve ser alertado contra o rápido aumento na atividade física.
Este medicamento não deve ser administrado durante a gravidez2.
A administração de captopril em crianças é contra-indicada pois não há evidências de estudos que comprovem sua segurança e eficácia em uso pediátrico.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE27.