MODO DE AÇÃO TOLREST

Atualizado em 25/05/2016

A Sertralina é um antidepressivo de administração oral. Não é quimicamente relacionado aos tricíclicos, tetracíclicos, ou outros agentes antidepressivos já utilizados. Tem peso molecular de 342,7. Sertralina tem o seguinte nome químico: cloridrato de (1S-cis)-4-(3,4-diclorofenil)-1,2,3,4-tetrahidro-N-metil-1-naftalenoamina.

Presume-se que o mecanismo de ação da Sertralina seja uma inibição de captação neuronal de serotonina (5 HT) no SNC1. Estudos com doses clinicamente relevantes no homem têm demonstrado que a Sertralina bloqueia a captação de serotonina no interior das plaquetas2 humanas.Estudos in vitro em animais também sugerem que Sertralina seja um inibidor potente e seletivo de recaptação da serotonina neuronal e possui poucos efeitos na recaptação neuronal de nor-epinefrina e dopamina3.

Estudos in vitro têm demonstrado que a Sertralina não possui afinidade significante para os receptores adrenérgicos4 (alfa 1, alfa 2, e beta), colinérgicos, GABA5, dopaminérgicos, histaminérgicos, serotoninérgicos (5HT1A, 5HT1B, 5HT2) ou benzodiazepínicos. A administração crônica de Sertralina em animais foi associada à sub-regulação dos receptores nor-epinefrínicos cerebrais, como observado com outros anti-depressivos clinicamente eficazes. Sertralina não inibe a monoaminoxidase.

                         

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
3 Dopamina: É um mediador químico presente nas glândulas suprarrenais, indispensável para a atividade normal do cérebro.
4 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
5 GABA: GABA ou Ácido gama-aminobutírico é o neurotransmissor inibitório mais comum no sistema nervoso central.

Tem alguma dúvida sobre MODO DE AÇÃO TOLREST?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.