USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO MERITOR

Atualizado em 28/05/2016

Os parâmetros farmacocinéticos da glimepirida1 (6 mg/dia) foram similares em pacientes diabéticos tipo II com idade maior ou menor que 65 anos. Um discreto aumento no clearance (11%) foi evidenciado em pacientes idosos. Uma vez que a metformina2 é eliminada fundamentalmente pelos rins3, o medicamento deve ser usado com maior cautela em pacientes idosos.

Nestes pacientes, recomenda-se iniciar o tratamento com as menores doses e os aumentos de dosagem devem ser rigorosamente monitorizados e feitos de modo gradual, em um prazo mínimo de 15 dias para cada mudança.

Quaisquer ajustes de posologia somente devem ser feitos após cuidadosa avaliação da função renal4.

Em geral, os pacientes idosos não devem receber a dose máxima do medicamento.

A eficácia e segurança de MERITOR em pacientes pediátricos ainda não foram estabelecidas, sendo contra-indicado seu uso nesses pacientes.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Glimepirida: Medicamento de uso oral para tratamento do diabetes tipo 2. Estimula a secreção de insulina ligando-se a um receptor específico na célula-beta do pâncreas que determina fechamento dos canais de potássio (K+) dependentes de ATP (adenosinatrifosfato), resultando em despolarização da célula. Pertence à classe das sulfoniluréias.
2 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
3 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Tem alguma dúvida sobre USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO MERITOR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.