
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS HUMALOG MIX25
Descrição - A insulina lispro1 é um análogo da insulina2 humana derivada de ADN recombinante, uma droga de ação rápida na redução da glicose3 no sangue4. Foi criada pela inversão dos aminoácidos nas posições 28 e 29 da cadeia B. Humalog consiste de cristais de insulina2 zíncica lispro dissolvidos em um líquido claro.
A suspensão de insulina lispro1 protamina (NPL), é uma suspensão de pH neutro contendo insulina lispro1 (derivada de ADN recombinante) cristalizada com protamina resultando numa droga de ação intermediária na redução da glicose3 no sangue4.
Humalog Mix25, é a mistura de Humalog e NPL, na proporção de 25/75.
Propriedades Farmacológicas
Propriedades Farmacocinéticas: A farmacocinética da insulina lispro1 reflete um composto que é rapidamente absorvido, e atinge níveis sangüíneos máximos 30 a 70 minutos após uma injeção subcutânea5. A farmacocinética da suspensão de insulina lispro1 protamina é consistente com a de uma insulina de ação intermediária6 como a NPH. A farmacocinética do Humalog Mix25 é representativa das propriedades farmacocinéticas individuais dos dois componentes.
Propriedades Farmacodinâmicas: A insulina lispro1 tem mostrado ser equipotente à insulina2 humana em base molar. Estudos realizados emvoluntários normais e em pacientes com diabetes7 mostraram que a insulina lispro1 possui um início de ação e um pico mais rápidos e uma duração mais curta da atividade hipoglicemiante8 que a insulina2 humana regular. O início mais rápido da atividade da insulina lispro1, aproximadamente 15 minutos após a sua administração, está relacionado diretamente com a velocidade de absorção mais rápida. Isso permite que a insulina lispro1 seja administrada mais próxima a uma refeição (15 minutos antes) quando comparada com a insulina regular9 (30 a 45 minutos antes da refeição). A velocidade de absorção da insulina lispro1, e consequentemente o inicio de atividade, pode ser afetado pelo local da injeção10 e por outras variáveis.
Os resultados de um estudo clamp de glicose3 em voluntários sadios, mostraram que os perfis de absorção e de atividade da insulina lispro1 protamina (NPL) são similares aos da suspensão isófana de insulina2 humana (NPH). Os perfis farmacocinéticos e farmacodinâmicos das misturas de insulina lispro1/NPL foram investigados em um outro estudo clamp da glicose3. A atividade rápida da insulina lispro1 foi mantida em cada mistura. Além disso, cada mistura demonstrou um perfil farmacocinético e glicodinâmico diferente.
A principal atividade das insulinas, incluindo a NPL e Humalog Mix25, é a regulação do metabolismo11 da glicose3. Além disso, todas as insulinas possuem diversas ações anabólicas e anticatabólicas sobre muitos tecidos do organismo. No músculo e outros tecidos (exceto o cérebro12), a insulina2 causa um rápido transporte intracelular de glicose3 e aminoácidos, promove o anabolismo13 e inibe o catabolismo14 protéico. No fígado15, a insulina2 promove a captação e armazenagem da glicose3 na forma de glicogênio16, inibe a gliconeogênese17, e promove a conversão do excesso de glicose3 em gordura18.