
REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS HUMALOG MIX25
DE ACORDO COM OS ESTUDOS CLÍNICOS, AS REAÇÕES ADVERSAS POSSIVELMENTE ASSOCIADAS COM INSULINA1 INCLUEM AS SEGUINTES:
ORGANISMO COMO UM TODO: REAÇÕES ALÉRGICAS.
PELE2 E APÊNDICES : REAÇÃO NO LOCAL DA INJEÇÃO3, LIPODISTROFIA4, PRURIDO5 E ERUPÇÃO6 CUTÂNEA7. PODE OCORRER ALERGIA8 LOCALCOMO VERMELHIDÃO, INCHAÇO9 OU PRURIDO5 NO LOCAL DA INJEÇÃO3. ESTAS REAÇÕES MENORES GERALMENTE DESAPARECEM EM POUCOS DIAS OU EM POUCAS SEMANAS. EM ALGUNS CASOS, ESTAS REAÇÕES PODEM ESTAR RELACIONADAS A OUTROS FATORES, TAIS COMO SUBSTÂNCIAS IRRITANTES USADAS NA LIMPEZA DA PELE2 OU TÉCNICAS INADEQUADAS NA APLICAÇÃO DE INJEÇÃO3.
A ALERGIA8 SISTÊMICA À INSULINA1 É MENOS COMUM, MAS É POTENCIALMENTE MAIS GRAVE. A ALERGIA8 GENERALIZADA À INSULINA1 PODE CAUSAR ERUPÇÃO6 EM TODO O CORPO, DISPNÉIA10, CHIADO, QUEDA NA PRESSÃO ARTERIAL11, PULSO ACELERADO OU SUDORESE12. CASOS GRAVES DE REAÇÃO ALÉRGICA13 GENERALIZADA PODEM CAUSAR RISCO DE MORTE.
OUTROS: HIPOGLICEMIA14.
A HIPOGLICEMIA14 É UMA DAS MAIS FREQÜENTES REAÇÕES ADVERSAS DA TERAPIA COM INSULINAS, EXPERIMENTADAS PELOS PACIENTES COM DIABETES15. A HIPOGLICEMIA14 GRAVE PODE LEVAR À PERDA DA CONSCIÊNCIA E, EM CASOS EXTREMOS, À MORTE (VER ADVERTÊNCIAS).
ATENÇÃO: ESTE É UM MEDICAMENTO NOVO E, EMBORA AS PESQUISAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA ACEITÁVEIS PARA COMERCIALIZAÇÃO EFEITOS INDESEJÁVEIS E NÃO CONHECIDOS PODEM OCORRER. NESTE CASO INFORME SEU MÉDICO.