COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO HUMALOG MIX25

Atualizado em 28/05/2016

ASPECTO FÍSICO
Humalog Mix25 é uma suspensão de cor branca:

Constituída de 25% de solução de insulina lispro1 e 75% de suspensão de insulina lispro1 protamina (NPL)- para uso subcutâneo2 em uma concentração de 100 unidades /ml (U100) de insulina lispro1 (derivada de ADN recombinante);

Apresentada em refil (carpule de vidro tipo I) de 3 ml em caixa com 2 refis e

Para uso em CANETAS compatíveis com a administração de insulina3.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
A suspensão deve se apresentar uniformemente turva ou leitosa.

DOSAGEM
O médico determinará qual a dose de Humalog Mix25 a ser usada, de acordo com as necessidades de cada paciente. A dose usual de Humalog Mix25 pode ser afetada por alterações na alimentação, atividade ou esquema de trabalho. Siga cuidadosamente as instruções médicas para adequar-se a essas mudanças.

COMO USAR
Rode o refil entre as palmas das mãos4 por 10 vezes. - Segurando o refil por uma extremidade, inverta-o em 180° vagarosamente por 10 vezes para que a pérola de vidro percorra toda a extensão do refil em cada inversão.

A suspensão deve se apresentar uniformemente turva ou leitosa, se não, repet o processo até que o conteúdo esteja misturado. Os refis de Humalog Mix25 devem ser examinados freqüentemente.

Não use:

Se a insulina3 (material branco) permanecer visivelmente separada do líquido ou

Se apresentar partículas brancas sólidas presas ao fundo ou nas paredes do refil, dando uma aparência de congelado.

Preparação do refil de Humalog Mix25 para inserção na caneta

1. Lave as mãos4.

2. Antes de inserir o refil de Humalog Mix25 na caneta, examine visualmente o conteúdo.

3. Siga cuidadosamente as instruções do fabricante da caneta para a inserção do refil.

Aplicação de injeção5

1. Lae as mãos4.

2. Use álcool para limpar a superfície de borracha exposta da tampa de metal do refil.

3. Inspecionr o refil de Humalog Mix25.

4. Siga as instruções do fabricante da caneta para inserção da agulha.

5. Segure a caneta com a agulha para cima. Se houver grandes bolhas, bata os lados levemente com os dedos até que as bolhas alcancem a parte superior. Remova as bolhas e o ar da agulha colocando a caneta na posição de 2 unidades de dose e pressionar o êmbolo6. Repita essas etapas se necessário até aparecer uma gota7 de Humalog Mix25 na ponta da agulha.

6. Para evitar danos à pele8, escolha um local para cada injeção5 a pelo menos um centímetro da anterior.

7. Limpe a pele8 com álcool onde a injeção5 deverá ser aplicada.

8. Com uma das mãos4, estabilize a pele8 pressionando ou segurando uma grande área.

9. Aplique a dose de insulina3 por via subcutânea9 inserindo a agulha de acordo com as instruções do médico e do fabricante da caneta. Empurre o êmbolo6 até o fundo. Retire a agulha e pressioneo local da injeção5 suavemente por alguns segundos.

10. Retire a agulha e pressione suavemente o local da injeção5 por alguns segundos. Não friccione a área.

11. Remova a agulha imediatamente após a injeção5 para assegurar a esterilidade10 e evitar vazamento, entrada de ar e possível obstrução da agulha. Não use a agulha novamente. Descarte a agulha de maneira segura. AGULHAS, REFIS E CANETAS NÃO PODEM SER USADAS POR MAIS DE UMA PESSOA.

SOB NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA O HUMALOG MIX 25 DEVE SER USADO POR VIA INTRAVENOSA.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insulina Lispro: Insulina de ação rápida. Inicia sua ação após cinco minutos da aplicação. Tem efeito máximo em 30 minutos a uma hora após injeção, mas continua a agir por três horas após aplicação.
2 Subcutâneo: Feito ou situado sob a pele. Hipodérmico.
3 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
4 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
5 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
6 Êmbolo: 1. Cilindro ou disco que se move em vaivém no interior de seringas, bombas, etc. 2. Na engenharia mecânica, é um cilindro metálico deslizante que recebe um movimento de vaivém no interior de um cilindro de motor de combustão interna. 3. Em artes gráficas, é uma haste de ferro com um cilindro, articulada para comprimir e lançar o chumbo ao molde. 4. Em patologia, é um coágulo ou outro tampão trazido pela corrente sanguínea a partir de um vaso distante, que obstrui a circulação ao ser forçado contra um vaso menor. 5. Na anatomia zoológica, nas aranhas, é um prolongamento delgado no ápice do aparelho copulador masculino.
7 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
10 Esterilidade: Incapacidade para conceber (ficar grávida) por meios naturais. Suas causas podem ser masculinas, femininas ou do casal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.