INSTRUÇÕES DE USO VERSA

Atualizado em 26/04/2017

Para administração do Versa (enoxaparina sódica) pela via subcutânea1, deve-se seguir as instruções de uso mencionadas abaixo como técnica de injeção subcutânea2, ignorando-se o item 2 da Posologia (Prevenção da coagulação3 do circuito extracorpóreo durante a hemodiálise4 – Administração por via intravenosa).

Técnica de injeção subcutânea2:


1. Antes de administrar Versa (enoxaparina sódica), confira a embalagem com a prescrição do médico.

2. A seringa5 já está pronta para uso. Observe que existe uma pequena bolha6 de gás dentro da seringa5. Este gás é inerte e não se deve retirar esta bolha6 de gás da seringa5. (Figura A).

3. Versa (enoxaparina sódica) deverá ser administrado, de preferência, com o paciente deitado (Figura B).

4. O local ideal para a injeção subcutânea2 é no tecido7 celular subcutâneo8 do abdômen (cintura), alternando-se, a cada aplicação, o lado direito com o esquerdo (Figura C).

5. Deve-se proceder a limpeza do local da aplicação com algodão hidrófilo ou gaze embebidos em anti-séptico (álcool 70%, por exemplo). A injeção subcutânea2 consiste na introdução da agulha verticalmente em todo o seu comprimento, na espessura de uma prega cutânea9 feita entre os dedos polegar e indicador (Figura D).

6. Injetar lentamente o conteúdo da seringa5 (Figura E).

7. Mantenha esta prega cutânea9 até o final da injeção10 (Figura F).

8. Ao final, faça discreta compressão local sem massagear.


Depois de abertas, as seringas de Versa (enoxaparina sódica) devem ser utilizadas imediatamente. Se houver solução remanescente após o uso, descartá-la.


- DOSAGEM (Ver item “POSOLOGIA”)

SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.

NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO,

CONVERSE COM O SEU MÉDICO E SIGA TODAS AS SUAS RECOMENDAÇÕES COM RELAÇÃO AS DOSES PRESCRITAS.

ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
2 Injeção subcutânea: Injetar fluido no tecido localizado abaixo da pele, o tecido celular subcutâneo, com uma agulha e seringa.
3 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
4 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
5 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
6 Bolha: 1. Erupção cutânea globosa entre as camadas superficiais da epiderme, cheia de serosidade, líquido claro, pus ou sangue, causada por inflamação, queimadura, atrito, efeito de certas enfermidades, etc. Deve ter mais de 0,5 cm. Quando tem um tamanho menor devem ser chamadas de â쐖esículasâ. 2. Bola ou glóbulo cheio de gás, ar ou vapor que se forma (ou se formou) em alguma substância líquida ou pastosa, especialmente ao ser agitada ou por ebulição ou fermentação. 3. Saliência oca em uma superfície.
7 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
8 Subcutâneo: Feito ou situado sob a pele. Hipodérmico.
9 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
10 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.

Tem alguma dvida sobre INSTRUÇÕES DE USO VERSA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.