POSOLOGIA VERSA

Atualizado em 28/05/2016

1. Profilaxia da trombose venosa profunda1 e recidivas2 e na profilaxia do tromboembolismo3 pulmonar
A posologia de Versa (enoxaparina sódica) é determinada pela predisposição individual de ocorrer o tromboembolismo3 venoso em situações desencadeantes como cirurgia, imobilização prolongada e trauma, entre outras. Dessa maneira, são considerados com risco moderado os indivíduos que apresentem os seguintes fatores predisponentes: idade superior a 40 anos, obesidade4, varizes5 dos membros inferiores, neoplasia6 à distância, doença pulmonar ou cardíaca crônica, estrogenioterapia, puerpério7, infecções8 sistêmicas, entre outros. São considerados com alto risco os indivíduos com história de tromboembolismo3 venoso prévio, neoplasia6 abdominal ou pélvica9, cirurgia ortopédica de grande porte dos membros inferiores, entre outros.


Administração por via subcutânea10 ( ver item “ INSTRUÇÃO DE USO”)

Pacientes cirúrgicos:

  - Em pacientes que apresentam risco moderado de tromboembolismo3 (por exemplo: cirurgia abdominal), a profilaxia é obtida com a dose recomendada de Versa (enoxaparina sódica) de 20 mg uma vez ao dia por via subcutânea10. Na cirurgia geral, a primeira injeção11 deve ser administrada 2 horas antes da intervenção cirúrgica.

  - Em pacientes com alto risco de tromboembolismo3 (por exemplo: cirurgia ortopédica), a profilaxia do tromboembolismo3 é obtida com injeção11 única diária subcutânea10 de Versa (enoxaparina sódica) 40 mg (0,4 mL correspondendo a 4.000 U.I. anti-Xa). A primeira injeção11 deve ser aplicada 12 horas antes da intervenção.

A duração do tratamento depende da persistência do risco tromboembólico, em geral, até a deambulação12 do paciente (em média, 7 a 10 dias após a intervenção). Duração de tratamento mais prolongado pode ser apropriado em alguns pacientes e deve ser continuado enquanto houver risco de tromboembolismo3 venoso e até a deambulação12 do paciente.

A administração única diária de 40 mg de Versa (enoxaparina sódica) por mais 3 semanas além da profilaxia inicial (em geral, após a alta hospitalar), comprovou ser benéfica em pacientes submetidos à cirurgia ortopédica.


Para recomendações especiais sobre o intervalo entre as dosagens para anestesia13 espinhal/peridural14 e procedimentos de revascularização coronária percutânea: (ver item “ADVERTÊNCIAS”).


Pacientes clínicos

A dose recomendada para pacientes15 clínicos é de 40 mg de enoxaparina sódica, uma vez ao dia, administrada por via subcutânea10. A duração do tratamento deve ser de, no mínimo, 6 dias, devendo ser continuado até a deambulação12 total do paciente, por um período máximo de 14 dias.


2. Prevenção da coagulação16 do circuito extracorpóreo durante a hemodiálise17

Administração por via intravenosa

A dose recomendada é de 1 mg/Kg de Versa (enoxaparina sódica) injetada na linha arterial do circuito, no início da sessão de hemodiálise17. O efeito desta dose geralmente é suficiente para uma sessão com duração de 4 horas. No caso de aparecimento de anéis de fibrina18 ou de uma sessão mais longa que o normal deve-se administrar dose complementar de 0,5 a 1,0 mg/Kg de Versa (enoxaparina sódica). Em pacientes sob alto risco hemorrágico19, a dose deve ser reduzida

para 0,5 mg/Kg quando o acesso vascular20 for duplo ou 0,75 mg/Kg quando o acesso vascular20 for simples.


3. Tratamento da trombose venosa profunda1

A posologia de Versa (enoxaparina sódica) recomendada para o tratamento da trombose venosa profunda1 é de 1,5 mg/kg, uma vez ao dia ou 1 mg/kg, duas vezes ao dia, administrada por via subcutânea10. Para pacientes15 com tromboembolismo3 complicado, recomenda-se a dose de 1 mg/kg, duas vezes ao dia.

A enoxaparina sódica é geralmente prescrita por um período médio de 10 dias. A terapia anticoagulante21 oral deve ser iniciada quando apropriado e o tratamento com Versa (enoxaparina sódica) deve ser mantido até o início do efeito terapêutico do anticoagulante21 oral, medido através do tempo de protrombina22 ou do INR (2 a 3).


4. Tratamento de angina23 instável e infarto do miocárdio24 sem onda Q

A posologia de Versa (enoxaparina sódica) recomendada é de 1 mg/kg a cada 12 horas, por via subcutânea10, administrada concomitantemente com ácido acetilsalicílico (100 a 325 mg, uma vez ao dia). Nestes pacientes, o tratamento com Versa (enoxaparina sódica) deve ser prescrito por no mínimo 2 dias, e mantido até estabilização clínica. A duração normal do tratamento é de 2 a 8 dias.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Trombose Venosa Profunda: Caracteriza-se pela formação de coágulos no interior das veias profundas da perna. O que mais chama a atenção é o edema (inchaço) e a dor, normalmente restritos a uma só perna. O edema pode se localizar apenas na panturrilha e pé ou estar mais exuberante na coxa, indicando que o trombo se localiza nas veias profundas dessa região ou mais acima da virilha. Uma de suas principais conseqüências a curto prazo é a embolia pulmonar, que pode deixar seqüelas ou mesmo levar à morte. Fatores individuais de risco são: varizes de membros inferiores, idade maior que 40 anos, obesidade, trombose prévia, uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, entre outras.
2 Recidivas: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
3 Tromboembolismo: Doença produzida pela impactação de um fragmento de um trombo. É produzida quando este se desprende de seu lugar de origem, e é levado pela corrente sangüínea até produzir a oclusão de uma artéria distante do local de origem do trombo. Esta oclusão pode ter diversas conseqüências, desde leves até fatais, dependendo do tamanho do vaso ocluído e do tipo de circulação do órgão onde se deu a oclusão.
4 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
5 Varizes: Dilatação anormal de uma veia. Podem ser dolorosas ou causar problemas estéticos quando são superficiais como nas pernas. Podem também ser sede de trombose, devido à estase sangüínea.
6 Neoplasia: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
7 Puerpério: Período que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação.
8 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
9 Pélvica: Relativo a ou próprio de pelve. A pelve é a cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), sacro e cóccix; bacia. Ou também é qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
10 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
11 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
12 Deambulação: Ato ou efeito de deambular, passear ou marchar.
13 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
14 Peridural: Mesmo que epidural. Localizado entre a dura-máter e a vértebra (diz-se do espaço do canal raquidiano). Na anatomia geral e na anestesiologia, é o que se localiza ou que se faz em torno da dura-máter.
15 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
16 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
17 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
18 Fibrina: Proteína formada no plasma a partir da ação da trombina sobre o fibrinogênio. Ela é o principal componente dos coágulos sanguíneos.
19 Hemorrágico: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
20 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
21 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
22 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
23 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
24 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA VERSA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.