INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS VERSA

Atualizado em 28/05/2016

Recomenda-se a interrupção do uso de medicamentos que afetam a hemostasia1 antes do início do tratamento com enoxaparina sódica, a menos que seu uso seja estritamente indicado. Tais medicamentos incluem:

  - salicilatos sistêmicos2, ácido acetilsalicílico e outros AINEs, incluindo o cetorolaco;

  - dextran 40, ticlopidina e clopidogrel;

  - glicocorticóides sistêmicos2;

  - agentes trombolíticos e anticoagulantes3;

  - outros agentes antiplaquetários, incluindo os antagonistas de glicoproteína IIb/IIIa.

Em caso de indicação do uso de qualquer uma destas associações, deve-se utilizar Versa (enoxaparina sódica) sob monitorização clínica e laboratorial apropriadas.

Interferência em exames de laboratório

Nas doses utilizadas na profilaxia do tromboembolismo4 venoso, a enoxaparina sódica não influencia significantemente o tempo de sangramento e os testes de coagulação5 global, nem afeta a agregação plaquetária ou a ligação do fibrinogênio6 às plaquetas7.

Pode ocorrer aumento do tempo de tromboplastina8 parcial ativada (TTPa) e do tempo de coagulação5 ativada (TCA) com a administração de altas doses. Aumentos no TTPa e TCA não estão linearmente correlacionados ao aumento da atividade antitrombótica da enoxaparina sódica, sendo, portanto, inadequados e inseguros para a monitorização da atividade da enoxaparina sódica.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemostasia: Ação ou efeito de estancar uma hemorragia; mesmo que hemóstase.
2 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
3 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
4 Tromboembolismo: Doença produzida pela impactação de um fragmento de um trombo. É produzida quando este se desprende de seu lugar de origem, e é levado pela corrente sangüínea até produzir a oclusão de uma artéria distante do local de origem do trombo. Esta oclusão pode ter diversas conseqüências, desde leves até fatais, dependendo do tamanho do vaso ocluído e do tipo de circulação do órgão onde se deu a oclusão.
5 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
6 Fibrinogênio: Proteína plasmática precursora da fibrina (que dá origem à fibrina) e que participa da coagulação sanguínea.
7 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
8 Tromboplastina: Conhecida como fator tissular ou Fator III, a tromboplastina é uma substância presente nos tecidos e no interior das plaquetas. Ela tem a função de transformar a protrombina em trombina na presença de íons cálcio, atuando de maneira importante no processo de coagulação.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS VERSA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.