POPULAÇÕES ESPECIAIS VERSA

Atualizado em 28/05/2016

Idosos

Não é necessário realizar ajuste posológico em idosos, a menos que a função renal1 esteja prejudicada (ver itens “Pacientes idosos”, “FARMACOCINÉTICA”).


Crianças

A segurança e eficácia da enoxaparina sódica em crianças ainda não foram estabelecidas.


Insuficiência renal2

(Ver itens “USO EM IDOSOS”, “CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO” e “PROPRIEDADES FARMACOCINÉTICAS”)


Insuficiência renal2 grave: é necessário realizar ajuste posológico em pacientes com insuficiência renal2 grave (clearance de creatinina3 < 30 mL/min), de acordo com as tabelas a seguir, visto que a exposição à enoxaparina sódica é significativamente aumentada nesta população.


Para uso terapêutico, os seguintes ajustes posológicos são recomendados:

Dose padrão...............................Insuficiência4 grave dos rins5

1 mg/Kg, duas vezes ao dia......... 1 mg/ Kg, uma vez ao dia

1,5 mg/Kg , uma vez ao dia.......... 1 mg/Kg , uma vez ao dia

Para uso profilático, os seguintes ajustes posológicos são recomendados:

Dose padrão...............................Insuficiência4 grave dos rins5

40 mg, uma vez ao dia......................20 mg, uma vez ao dia

20 mg, uma vez ao dia......................20 mg, uma vez ao dia


Estes ajustes posológicos não se aplicam à indicação de hemodiálise6.

Insuficiência renal2 leve e moderada: embora não seja recomendado realizar ajuste posológico em pacientes com insuficiência renal2 moderada (clearance de creatinina3 30-50 mL/min) e leve (clearance de creatinina3 50-80 mL/min), é aconselhável que se faça monitorização clínica cuidadosa.

Insuficiência hepática7: devido à ausência de estudos clínicos, recomenda-se cautela em pacientes com insuficiência hepática7.


Conduta necessária caso haja esquecimento de administração.

Caso o paciente esqueça de administrar uma dose, ele deve administrá-la assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte o paciente deverá esperar por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
3 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
4 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
5 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
6 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
7 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.

Tem alguma dvida sobre POPULAÇÕES ESPECIAIS VERSA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.