POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO JANUVIA

Atualizado em 28/05/2016

A dose recomendada de JANUVIATM é de 100 mg em dose única diária como monoterapia ou em terapia combinada1 com a metformina2 ou um agonista3 de PPARg (por exemplo, tiazolidinediona). JANUVIATM pode ser tomado com ou sem alimentos. Pacientes com insuficiência renal4: Para pacientes5 com insuficiência renal4 leve (clearance de creatinina6 [CrCl] ³ 50 ml/min, correspondendo aproximadamente a níveis séricos de creatinina6 £ 1,7 mg/dl7 em homens e £ 1,5 mg/dl7 em mulheres), não é necessário ajuste posológico para JANUVIATM. Para pacientes5 com insuficiência renal4 moderada (CrCl ³ 30 a < 50 ml/min, correspondendo aproximadamente a níveis séricos de creatinina6 > 1,7 a £ 3,0 mg/dl7 em homens e > 1,5 a £ 2,5 mg/dl7 em mulheres), a posologia de JANUVIATM é de 50 mg em dose única diária. Para pacientes5 com insuficiência renal4 grave (CrCl < 30 ml/min, correspondendo aproximadamente a níveis séricos de creatinina6 > 3,0 mg/dl7 em homens e > 2,5 mg/dl7 em mulheres) ou com IRT que requeiram hemodiálise8, a dose de JANUVIATM é de 25 mg em dose única diária. JANUVIATM pode ser administrado independentemente dos horários da hemodiálise8. O clearance de creatinina6 pode ser estimado a partir da creatinina6 sérica utilizando-se a fórmula de Cockcroft-Gault (ver Características farmacológicas e Farmacocinética, Populações específicas, Insuficiência renal4).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Terapia combinada: Uso de medicações diferentes ao mesmo tempo (agentes hipoglicemiantes orais ou um agente hipoglicemiante oral e insulina, por exemplo) para administrar os níveis de glicose sangüínea em pessoas com diabetes tipo 2.
2 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
3 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
6 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
7 Mg/dL: Miligramas por decilitro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.
8 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO JANUVIA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.