REAÇÕES ADVERSAS JANUVIA

Atualizado em 28/05/2016

JANUVIATM foi geralmente bem tolerado nos estudos clínicos controlados tanto em monoterapia como em terapia combinada1 e a incidência2 global de eventos adversos foi semelhante à relatada com o placebo3. A descontinuação da terapia por eventos adversos clínicos também foi semelhante à observada com o placebo3. Em quatro estudos controlados com placebo3, três de 24 semanas e um de 18 semanas de duração, 1.082 pacientes receberam 100 mg/dia de JANUVIATM e 778 pacientes receberam placebo3 (dois destes estudos também incluíram 456 pacientes que receberam 200 mg/dia de JANUVIATM, duas vezes a dose recomendada). Não foram relatadas reações adversas relacionadas ao medicamento que tenham ocorrido a uma incidência2 ³ 1% em pacientes que receberam JANUVIATM. A incidência2 global de hipoglicemia4 em pacientes que receberam JANUVIATM foi semelhante à observada com o placebo3 (100 mg de JANUVIATM, 1,2%; 200 mg de JANUVIATM, 0,9%; placebo3, 0,9%). A incidência2 de eventos adversos gastrintestinais selecionados em pacientes que receberam cada uma das doses de JANUVIATM foi semelhante à observada com o placebo3, com exceção da incidência2 mais alta de náuseas5 com a dose de 200 mg: dor abdominal (100 mg de JANUVIATM, 2,3%; 200 mg de JANUVIATM, 1,3%; placebo3, 2,1%), náuseas5 (1,4%, 2,9%, 0,6%), vômitos6 (0,8%, 0,7%, 0,9%) e diarréia7 (3,0%, 2,6%, 2,3%).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Terapia combinada: Uso de medicações diferentes ao mesmo tempo (agentes hipoglicemiantes orais ou um agente hipoglicemiante oral e insulina, por exemplo) para administrar os níveis de glicose sangüínea em pessoas com diabetes tipo 2.
2 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
3 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
4 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
5 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
6 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.

Tem alguma dúvida sobre REAÇÕES ADVERSAS JANUVIA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.