RISCOS DONAREN RETARD
Contra-indicações
Nos casos de hipersensibilidade ao cloridrato de trazodona ou aos componentes da formulação do produto. No infarto do miocárdio1 (período de recuperação). DONAREN® RETARD contém sacarose. O tratamento com o produto é, portanto, contra-indicado em pacientes com intolerância hereditária a frutose2, má-absorção da glicose3 e galactose4, em pacientes diabéticos e deficiência da sucrase-isomaltase.
Precauções e advertências
A trazodona está associada à ocorrência de priapismo5. Os pacientes do sexo masculino com ereções prolongadas ou com duração inadequada, devem suspender imediatamente o tratamento com o medicamento e consultar o médico.
A trazodona não é recomendada para o uso durante a fase inicial de recuperação do infarto do miocárdio1.
Gravidez6
Não há estudos adequados e bem controlados sobre os efeitos em mulheres grávidas. A trazodona não deve ser usada durante os três primeiros meses da gravidez6, e nos meses restantes apenas se o benefício esperado justificar o risco potencial para o feto7.
Amamentação8
A trazodona e/ou seus metabólitos9 foram encontrados no leite de ratos lactantes10, sugerindo que o medicamento pode ser excretado no leite humano. Não se recomenda administrar o cloridrato de trazodona para lactantes10. DONAREN® RETARD não deve ser utilizado durante a gravidez6 e a amamentação8, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez6 ou iniciar amamentação8 durante o uso deste medicamento.
Pediatria
A segurança e eficácia em crianças abaixo de 18 anos ainda não está bem determinada.
Geriatria
O uso em pacientes idosos, acima de 65 anos de idade, exige uma administração reduzida, conforme especificado em Posologia e Modo de Usar.
Interferência em exames laboratoriais
Ocasionalmente foram observadas contagens baixas de células11 brancas e neutrófilos12 no sangue13, de pacientes que receberam cloridrato de trazodona que, em geral, não exigiram a suspensão do medicamento; contudo, o tratamento deve ser suspenso em qualquer paciente cuja contagem de células11 brancas ou neutrófilos12 absolutos no sangue13 caia abaixo dos níveis normais. Contagens de células11 brancas e diferenciais são recomendadas para pacientes14 que apresentem febre15 e dor de garganta16 (ou outros sinais17 de infecção18) durante a terapia. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde19.
Interações medicamentosas
Deve-se evitar o uso de DONAREN® RETARD concomitantemente à terapia por eletrochoque pela ausência de pesquisa nessa área.
Há relatos de ocorrência de aumento e diminuição de tempo de protrombina20 em pacientes sob tratamento com warfarina e trazodona. A trazodona na dose de 175 mg/dia não intervem na terapia anticoagulante21 com cumarínicos, embora modere o efeito da heparina.
O uso concomitante com álcool ou outros depressores do SNC22, pode causar depressão excessiva do Sistema Nervoso Central23. O uso concomitante de anti-hipertensivos pode causar hipotensão24 grave. A trazodona na dose de 100 a 300 mcg/Kg produz uma inibição dose-dependente do efeito anti-hipertensivo da clonidina.
Há relatos da ocorrência de aumento nos níveis de digoxina ou fenitoína no sangue13 em pacientes que recebem trazodona juntamente com um desses medicamentos.
Foi descrito um caso de possível intoxicação digitálica precipitada pela trazodona em um paciente geriátrico, sugere-se especial cuidado nestes casos.
Não se conhece sobre a ocorrência de interações entre inibidores de monoaminaoxidase (IMAO25) e a trazodona.
Devido à ausência de pesquisa clínica, se os inibidores da MAO26 forem suspensos um pouco antes ou forem administrados concomitantemente à trazodona, a terapia deve ser iniciada com cautela aumentando-se gradualmente a dosagem até que se obtenha a reação esperada.