
REAÇÕES ADVERSAS DONAREN RETARD
Reações mais frequentes: sonolência, boca1 seca, gosto desagradável, náusea2, vômito3 e cefaléia4. Assim
como outras drogas psicoativas, a Trazodona causa sedação5, mas seu efeito sobre o sono difere de todas as demais drogas da classe, pois não deprime o sono REM como a fenotiazida que deprime o comportamento de auto-estimulação pela ação da anfetamina e produz um bloqueio alfa-adrenérgico6, mas ao contrário das demais drogas a Trazodona apresenta mínimos efeitos anticolinérgicos e não antagoniza a dopamina7 central.
Reações ocasionais ou raras: priapismo8, efeitos no SNC9, batimento cardíaco irregular, hipotensão10, excitação anormal, visão11 turva, constipação12, diarréia13, dor muscular, debilidade ou fraqueza anormal.
Houve ocorrências ocasionais de bradicardia14 sinusal em estudos a longo prazo.
Outros relatos mais raros, incluem: acatisia15, reação alérgica16, anemia17, dores no peito18, fluxo alterado de urina19,
alteração da menstruação20, flatulência, hematúria21, hipersalivação, hipomania, dificuldade da fala, impotência22,
aumento do apetite, aumento de libido23, contrações musculares, entorpecimentos e ejaculação24 retrógrada.
O tratamento com a Trazodona foi associado à ereção25 do pênis26 e priapismo8. Para avaliar esta reação adversa, um estudo duplo-cego27 em 6 pacientes saudáveis, comparou a ação da Trazodona com a trimipramina (tricíclico). Durante o tratamento com Trazodona houve um aumento estatisticamente
significativo da ereção25 noturna que passou de 177±21 minutos com trimipramina para 285±115 minutos
com Trazodona (p<0.05). A análise do sono REM, quando ocorre a ereção25, em relação à detumescência28 foi significativamente prolongada em 2,4 vezes com Trazodona.
A Trazodona foi associada à melhora da ereção25 em homens impotentes e ao prolongamento da ereção25 em
homens normais.
O aumento da libido23 na mulher e priapismo8 no homem com Trazodona foi relatado em um estudo aberto em 3 pacientes onde o autor realça que a Trazodona pode causar priapismo8 intratável no homem, mas pode ter alguma utilidade terapêutica29 nas mulheres com distúrbios sexuais.
ATENÇÃO: Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, podem ocorrer efeitos indesejáveis não conhecidos. Se isto ocorrer, o médico responsável deve ser comunicado.